Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

A INFORMAÇÃO COMO UTOPIA

Enquanto utopia, a “sociedade da informação” tem as suas raízes no ideal iluminista de uma sociedade constituída por cidadãos que, partilhando o saber, podem decidir democraticamente, partilhando o poder. Para o Iluminismo, tal sociedade seria a resultante “natural” do desenvolvimento científico-tecnológico – que se apresenta, assim, como o chão em que vão medrar todas as utopias modernas. A diferença entre a “sociedade esclarecida” do Iluminismo e a “sociedade informada” que agora se perspectiva seria, no fundo, uma diferença de grau (em termos de menor ou maior oportunidade de acesso ao saber e ao poder) e de amplitude (em termos de menor ou maior carácter global). O ideal político de ambas as utopias, que vem de longe (ele elabora-se no seio da democracia grega e do cristianismo) e tem sido permanentemente diferido, é o da construção de uma “comunidade humana justa habitada por homens livres” – entendida pelo Iluminismo como “sociedade cosmopolita” e actualmente como “ágora virtual”.

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

Joaquim Paulo Serra

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

1998

ISBN

972-9209-68-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução

7

Preâmbulo - Ideologia e Utopia

17

I - A Tecnociência da utopia à ideologia

35

II - Um novo paradigma da Ciência e da Técnica

67

III - Sociedade da informação, ideologia e utopia

91

IV - A “biblioteca universal” e a partilha do saber

119

V - As comunidades virtuais e a partilha do poder

145

Conclusão

171

Bibliografia

179
cima