Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

CAMPOS DA COMUNICAÇÃO

Livro das actas do III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico – Campos da Comunicação. Disciplinares. Dedicados aos temas da Informação, Identidades e Cidadania, os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã constituíram um momento privilegiado de encontro das comunidades académicas lusófona e ibérica, fazendo público o estado da pesquisa científica nos diferentes países e lançando pontes para a internacionalização da respectiva investigação. Ao mesmo tempo, contribuíram de forma importante para a consolidação, tanto interna como externa–relativamente à comunidade científica, ao mundo académico e ao próprio público em geral – das Ciências da Comunicação como campo académico e científico em Portugal.

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

António Fidalgo e Paulo Serra(Org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2005

ISBN

972-8790-39-2

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Apresentação, António Fidalgo e Paulo Serra

9

13

Capítulo I

15

JORNALISMO

23

Apresentação, Jorge Pedro Sousa

37

Reportagens sobre a Cor da Pele em Jornais de Salvador e Aracaju/Brasil: criminalidade, loucura e macumba, Ana Cristina de Souza Mandarino

47

O Iraque nas televisões europeias: representações da segunda guerra do Golfo, Anabela Carvalho

53

Características de jornais e leitores interioranos no final do século XX, Beatriz

Dornelles

61

Jornalismo na Web: Desenho e Conteúdo, Claudia Irene de Quadros e Itanel de Bastos Quadros Junior

73

A cobertura de epidemias na imprensa portuguesa. O caso da Sida, Cristina Ponte

81

O caso Jayson Blair / New York Times: da responsabilidade individual às culpas colectivas, Joaquim Fidalgo

89

Uma Teoria Multifactorial da Notícia, Jorge Pedro Sousa

Análise quantitativa sobre os espaços noticiosos da Internet e as consequências para os atores do processo informativo, Juçara Brittes

91

Internet como fuente de información especializada, Leopoldo Seijas Candelas

97

O que o jornalismo pode aprender com a ciência: Objetividade na perspectiva do racionalismo crítico de Karl Popper, Liriam Sponholz

105

A ‘explosão’ dos weblogs em Portugal: percepções sobre os efeitos no jornalismo, Luís António Santos

115

A impiedade das críticas ou a consciência da auto-regulação? O processo Casa Pia e o julgamento metajornalístico, Madalena Oliveira

123

Ventos cruzados sobre o campo jornalístico. Percepções de profissionais sobre as mudanças em curso, Manuel Pinto

133

A presenza da lingua galega na prensa diaria de Galiza. Mínima, de baixa cualidade e sen xustificación, Marcos Sebastián Pérez Pena, Berta García Orosa, José Villanueva Rey, Miguel Túñez López

143

Los medios como protagonistas de la noticia, Marina Santín Durán

149

Periodismo y literatura, relaciones difíciles, Moisés Limia Fernández

157

Noticiabilidade no rádio em tempos de Internet, Nelia R. Del Bianco

167

A imprensa na Velha Província 170 anos do “Monitor Campista”. O terceiro jornal mais antigo do país e a morte misteriosa do jornalista Francisco Alypio, Orávio de Campos Soares

177

Agenda e Discurso Midiático: quando a minoria é notícia. O caso indígena na Imprensa em Pernambuco, Patricia Bandeira de Melo

183

El Prestige en los medios. Las claves de una gran confusión, M. Pilar Diezhandino Nieto

193

Alberto Bessa e a sua história do jornalismo – uma memória de cem anos, Rogério Santos

203

Os Temas da Guerra. Estudo exploratório sobre o enquadramento temático da Guerra do Iraque na Televisão, Telmo Gonçalves

219

Weblogs y Periodismo Participativo, Tiscar Lara

229

O Jornalismo de Informação Sindical no Brasil: atores, práticas, mecanismos e estratégias de produção jornalística, Vladimir Caleffi Araujo

239

A eurorrexión Galicia-Norte de Portugal a través das páxinas da prensa galega. Análise do discurso mediático transmitido polos xornais galegos, Xosé López García e Berta García Orosa

245

O traballo xornalístico de Eduardo Blanco Amor en América: a divulgación da cultura galega nas páxinas de La Nación, Xosé López García y Marta Pérez Pereiro

253

A información cultural nos medios de comunicación en Galicia, Xosé López García e Marta Pérez Pereiro

261

Periodismo de servicio en la prensa local de Galicia, Xosé López

261

O jornalismo entre a informação e a comunicação: como as assessorias de imprensa agendam a mídia, Zélia Leal Adghirni

269

Capítulo II

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

Apresentação, Vítor Reia-Baptista

281

Desenho animado e formação moral: Influências sobre crianças dos 4 aos 8 anos de idade, Ana Lúcia Sanguêdo Boynard

283

A Investigação e o Desenvolvimento da Comunicação Audiovisual na Universidade: a Universidade Fernando Pessoa como estudo de caso, Aníbal Oliveira

291

Comunicación, Educación y Tecnología, Antonio R. Bartolomé

299

Memória e imagem do idoso como experiência pedagógica, Benalva da Silva Vitorio

311

Magia, luzes e sombras. Uma perspectiva educacional sobre vinte cinco anos de filmes no circuito comercial em Portugal * 1974 – 1999 *, Carlos Capucho

317

Comunicação, Ludicidade e Cidadania, no Projecto Direitos Humanos em Acção, Conceição Lopes e Inês Guedes de Oliveira

327

Memória quotidiana e comunicação: práticas memoriais na escola, Fernando Barone

331

Anim(a)ção na Educação. O entre-entendimento na teia da produção do sentido e sua mediação na educação, Geci de Souza Fontanella

343

Por dentro do filme – o cinema na sala de aula, Graça Lobo

353

Internet, alguns desafios: a representação que os jovens revelaram da internet, José Carlos Abrantes.

361

O potencial educativo do audiovisual na educação formal, Lara Nogueira Silbiger

375

Comunicação/Educação: Um campo em acção, Maria Aparecida Baccega

383

Comunicación y Educación “de cine”, Mª del Mar Rodríguez Rosell

395

La dieta televisiva en la infancia española. Aproximación al estudio de las audiencias infantiles, Amelia Álvarez, Marta Fuertes, Ángel Badillo y Zoe Mediero

403

A educação popular no Brasil: a cultura de massa, Maria da Graça Jacintho Setton

419

Crescer com a Internet: Desafios e Riscos, Neusa Baltazar

427

A rádio de modelo multimediático e os jovens: a convergência entre o FM e a Internet nas rádios nacionais, Paula Cordeiro

433

Educar para comunicar: una reflexión sobre la formación de los comunicadores en el contexto de la sociedad de la información, Viviana Fernández Marcial

443

Capítulo III

OPINIÃO PÚBLICA E AUDIÊNCIAS

Apresentação, João Carlos Correia

453

A Profissionalização das Fontes na disputa pelas Audiências, Boanerges Lopes

455

Gutenberg cai na rede. Os principais impactos que a internet impôs aos processos de produção de um jornal diário, de porte médio, da cidade de Campinas, Carlos Alberto Zanotti

463

Ideias que vendem, ideias que ninguém quer comprar e as outras. Breve estudo acerca do poder de legitimação das audiências, Isabel Salema Morgado

473

Consumo cultural, consumo de medios de comunicación y concepción de la cultura, Javier Callejo

481

Moeda e Construção Europeia: Uma abordagem identitária, Maria João Silveirinha

491

Intenção de Voto e Propaganda Política: Efeitos e gramáticas da propaganda eleitoral, Marcus Figueiredo e Alessandra Aldé

503

Opinión pública y medición de audiencias en el ámbito local: el caso de Segovia, María Jesús Díaz González, Concepción Anguita Olmedo, Francisco Egido Herrero, José Manuel García de Cecilia e Eduardo Moyano Bazzani

511

Cenas e sentidos na tribo Raver: A ordem da fusão, Marli dos Santos

521

Conducta mediática de los adolescentes en España y Portugal. Modos de consumo de rádio y e televisión, Milagros García Gajate

529

Processos cognitivos, cultura e estereótipos sociais, Rosa Cabecinhas

539

Visibilidade e accountability: o evento do ônibus 174, Rousiley C. M. Maia

551

“A Ponte mais vista do país”: o que se disse da cobertura jornalística da queda da ponte de Entre-os-Rios, Sandra Marinho

569

Universidade e Mídia: A Opinião Pública In-formação, Simone Antoniaci Tuzzo

581

Mediatização do real: consumos e estilos de vida. Contributos e reflexões, Susana Henriques

589

Capítulo IV

COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Apresentação, Eduardo Camilo

599

Apresentação, José Viegas Soares

603

Quando falo o que quero e digo o que é preciso, Adriana Gomes Moreira e Maria Madalena Simão Duarte

605

Comunicação, Identidade e Imagem Corporativas: o caso da Caixa Econômica Federal, Brasil, Ana Regina Barros Rego Leal e Maria das Graças Targino

617

O Marketing político encarado como agente de progressão da comunicação em política, Antónia Cristina Perdigão

627

A Evolução Tecnológica e a Mudança Organizacional, Carlos Ricardo

637

La integración de la comunicación comercial en la gestión corporativa, David Alameda

García

647

Intencionalidade e Diferença: Uma Aproximação Fenomenológica à Intersecção Acção/Comunicação/Informação, Fernando Ilharco

657

Comunicación audiovisual corporativa: Un modelo de producción, Fernando Galindo

Rubio

667

A Influência do Teatro no Marketing de Vendas Directas, Jorge Dias de Figueiredo

677

Identidade e Estilo de Vida: Novos Impactos no Contexto da Comunicação Organizacional, João Renato Benazzi e João Maia

683

Comunicação institucional em organização pública. O caso da Controladoria Geral do

Município do Rio de Janeiro – 2001/2004, Lino Martins da Silva e Sonia Virgínia

Moreira

691

Comunicação Estratégica: Aplicação das Ideias de Dramaturgia, Tempo e Narrativas, Luís Miguel Poupinha

699

Cátedra Unesco/Umesp e seu papel articulador no cenário da comunicação: desafios no século XXI, Maria Cristina Gobbi

705

El estado del Corporate en la empresa extremeña: el diseño y la imagen corporativa, Maria Victoria Carillo Duran e Ana Castillo Díaz

713

El desarrollo de la competencia comunicativa de los portavoces de la organización (propuesta pragmática y retórica), Mª Isabel Reyes Moreno

719

O estado da arte em Comunicação Organizacional. 1900 – 2000: um século de investigação, Teresa Ruão

727
cima