Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Artes

CINEMA EM PORTUGUÊS – X JORNADAS

A presente publicação reúne dez das vinte e três comunicações apresentadas durante as X Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 15 e 17 de maio de 2017 na UBI, numa organização conjunta do Departamento de Comunicação e Artes e do Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Dedicada ao Cinema de Moçambique, esta décima edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar. A imagem escolhida para a capa da presente publicação foi gentilmente cedida pela investigadora e curadora Catarina Simão, sendo retirada do dossiê de imprensa do documentário Djambo (2016), co-realizado pela própria Catarina Simão e pelo moçambicano Chico Carneiro, que aborda a vida e percurso de Carlos Djambo, fotógrafo e militante independentista em Moçambique que documentou a luta pela independência e o período revolucionário.

AUTORES / EDITORES

Frederico Lopes, Paulo Cunha e Manuela Penafria (Eds)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2017

ISBN

978-989-654-411-9

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 9
Frederico Lopes, Paulo Cunha e Manuela Penafria

Kuxa Kanema: o nascimento do cinema como paradoxo - 13
Paulo Serra

Thomaz Vieira e a chegada do cinema em Moçambique - 27
Jorge Luiz Cruz

Cinema, fotografia e vídeo no arquivo de Moçambique. A reapropriação como alternativa à preservação das imagens em perigo de desaparecimento - 37
Catarina Simão

Passagem de imagens, imagens de passagem em Mueda, Memória e Massacre de Ruy Guerra: contos anti-coloniais de uma imagem reconstruída - 51
Salvatore Aromando

Imagens, relatos e discursos do pós-guerra civil (1977-1992) em Moçambique: análise do filme A Guerra da Água (1996), de Licínio de Azevedo - 65
Alex Santana França

Propostas de escuta no cinema de Sandro Aguilar - 81
Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves

A recepção crítica de Três Dias sem Deus de Bárbara Virgínia - 93
Ricardo Vieira Lisboa

Aquarius e a luta pelo direito à saudade - 119
Sérgio Ricardo Soares

Formulações teóricas realistas na obra de Joaquim Pedro de Andrade - 135
Eduardo Tulio Baggio

O novo cinema queer a brasileira - 149
Anderson de Souza Alves
cima
PT