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Publicação de Comunicação

DESIGN DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM PRODUTOS JORNALÍSTICOS PARA TABLETS

A introdução dos microcomputadores nas redações, no último quartel do século XX, estabeleceu uma revolução comparável apenas à chegada da tipografia mecânica. Antes das novas tecnologias da informação e comunicação, o trabalho de confecção gráfica do impresso era realizado por diversos profissionais, entre eles os designers responsáveis pelo leiaute; os compositores, que compunham os textos letra por letra, substituídos depois pelos linotipistas; os arte-finalistas, incumbidos de colar os elementos da página numa prancheta (paste-up); e os copiadores e impressores, que preparavam as chapas e operavam as impressoras.
Excetuando apenas o processo de operação das máquinas impressoras, o microcomputador foi capaz de unificar praticamente todo o processo de diagramação, incluindo a composição e organização de todos os elementos gráficos em uma única máquina e com apenas um profissional. Se as mudanças ocorreram também no organograma das redações, com a presença desse renovado designer no planejamento das edições desde a concepção da pauta, o produto em si também se alterou substancialmente. O computador possibilitou maior controle quanto ao resultado final, permitindo visualizar a página na tela e alterar suas configurações de forma direta e imediata.
Esta pesquisa foi permeada por desafios não tão fáceis de resolver, principalmente pela carência de uma bibliografia especializada e pela constante mutação dos produtos jornalísticos para dispositivos móveis, com as inovações promovidas pelo mercado em seus produtos. Pesquisar sobre meios tão novos e tão mutáveis pode tornar muitos desses escritos defasados rapidamente. Como não podemos vencer a obsolescência programada dos dispositivos, consideramos esta redação como mais uma fotografia dessa fase, após seis anos do iPad. Registrar esse momento e os desafios encarados pelo jornalismo, tateando e experimentando ideias, sustentará o esforço de cada página deste livro.
Preço da edição impressa: € 13

AUTORES / EDITORES

Rodrigo Cunha

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2017

ISBN

978-989-654-389-1

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Índice

Prólogo - 11

Introdução - 15

CAPÍTULO 1 - O JORNALISMO NA ERA DOS TABLETS - 27
Ambiente continuum multimídia - 28
Fidler e as mediamorfoses - 31
A emergência dos dispositivos móveis - 33
Uma pequena história para o tablet - 35
Modelos de publicação - 38
Principais sistemas de publicação - 46

CAPÍTULO 2 - OS FUNDAMENTOS DO DESIGN DA INFORMAÇÃO - 53
Fabricação da experiência - 54
Sobre o conceito - 57
Contato com outras disciplinas - 60
Marcos históricos - 64
Características do design da informação - 76
Sistemas visuais - 81
Caixa de ferramentas - 84

CAPÍTULO 3 - TEORIA DAS AFFORDANCES E A PREMISSA DA TACTILIDADE - 95
Psicologia ecológica - 96
Teoria das affordances - 98
Refinamentos da teoria - 101
Ao modo de síntese - 126
Affordances e inovação - 128
Funcionalidades e affordances em dispositivos móveis - 130

CAPÍTULO 4 - A PROPOSTA SEMIO-COGNITIVA - 151
Conceito de interface - 152
A metáfora nas interfaces do usuário - 156
Superação da metáfora do desktop - 160
A falácia da transparência - 163
A proposta semio-cognitiva - 166

CAPÍTULO 5 - AS SINTAXES INTERATIVAS - 177
Revisitando conceitos - 177
Corpus - 180
Sobre a metodologia e hipóteses - 197
Primeira hipótese: classificação dos sintagmas gerados - 198
Segunda hipótese: o contrato de interação - 220
Terceira hipótese: questionário pós-teste250

Conclusão - 257

Referências bibliográficas - 267
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