Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

A NOVA FLUIDEZ DE UMA VELHA DICOTOMIA: PÚBLICO E PRIVADO NAS COMUNICAÇÕES MÓVEIS

Em muitos aspectos, a emergência e proliferação de dispositivos móveis de comunicação digital constitui um terreno de experimentação por parte dos actores sociais, de novas vias exploradas por organizações comerciais e estatais, de potenciais transformações culturais onde se jogam as lógicas e as normas da dicotomia público/privado, e portanto também constitui um fértil terreno de questionamento académico. Este volume corresponde a uma primeira fase do projeto de investigação “Público e Privado nas Comunicações Móveis”, desenvolvido no LabCom en-tre 2013 e 2015. Nele damos realce, evidentemente, ao campo comunicacional, incluindo aspectos como a extensão e o carácter da audiência (que à luz da dicotomia pode ser definida como aberta ou fechada) ou a natureza dos conteúdos comunicativos (que apela a uma distinção – problemática – entre o pessoal e o geral).

Também estes aspectos estão em causa com a tecnologia móvel cujos dispositivos tendencialmente ubíquos compaginam a comunicação “ponto a ponto” com a comunicação em rede e a comunicação “de massas”. Quando os utilizadores comutam constantemente entre actos de interacção, de consumo, de partilha, de produção e de circulação de conteúdos, que nitidez se mantém quanto à noção da audiência? Que critérios de público e de privado se aplicam a ‘conteúdos’ tão distintos como uma foto que se capta e difunde, uma conversa ao telefone ou os dados que se associa a uma aplicação de smartphone?

AUTHORS / EDITORS

José Ricardo Carvalheiro

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2015

ISBN

978-989-654-212-2

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução

1. Público, privado e representação online - José Ricardo Carvalheiro, Hélder Prior & Ricardo Morais

2. O ser humano como portal de comunicação: A construção do perfilno telemóvel - A. Fidalgo, A. Serrano, J. Carvalheiro, J. Canavilhas & J. Correia

3. A mudança estrutural do Público e do Privado - Hélder Prior & João Carlos Sousa

4. Instagram e Celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais - Ana Isabel Albuquerque & Ana Serrano Tellería

5. Educação para a Privacidade no Espaço Digital: subsídios parauma proposta curricular - Ana Serrano Tellería & Maria Luísa Branco

6. Tempo e espaço como reconfiguradores das noções de público eprivado: o papel dos dispositivos móveis - João Carlos Sousa, Ricardo Morais & Hélder Prior

7. Democracy is watching you: do panopticismo ao Estado Securitário - Hélder Prior

8. As Esferas Líquidas nos Smartphones:Políticas de Privacidade - Ana Serrano Telleria & Marco Oliveira

Contribuições
up
EN