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Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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Communication Studies Publication

ADVERTISING AND RHETORICAL CANONS: FROM STRATEGY TO CREATIVITY

Preço: 15

O livro é dedicado ao estudo do sistema publicitário na sua dimensão discursiva e persuasiva. Neste contexto, procura abordar as temáticas da intencionalidade da mensagem publicitária, do processo criativo em publicidade, dos constituintes do discurso publicitário e da relevância da aplicação das figuras de estilo para o processo criativo em publicidade.

Recorrendo ao esquema inventiodispositio e elocutio, pretende evidenciar que a retórica clássica está presente no âmago de diversas atividades do fenómeno publicitário, simultaneamente que será uma forma pragmática de despertar os leitores para a relevância e para a importância da retórica na publicidade, enquanto técnica de comunicação persuasiva.
Procura, ainda, mostrar que a publicidade, tal como a retórica, visa a adesão do público às questões enunciadas e que a mensagem deverá ser adequada às circunstâncias (objetivos propostos) e ao público, havendo, também, um cuidado com o estilo e a forma de produzir discursos atrativos e cativantes, que simultaneamente terão de revelar credibilidade (da fonte/marca).

AUTHORS / EDITORS

Jorge Veríssimo

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2021

ISBN

978-989-654-748-6

Index

Introdução - 11

1. Enquadramento do sistema publicitário quanto à atividade, aos media e às marcas - 15
1. 1 As agências de publicidade - 17
1.2 A publicidade e os media - 19
1.3 A publicidade e as marcas - 23

2. O discurso publicitário e a abordagem ao consumidor - 27

3. A publicidade e os cânones retóricos - 35
3.1 A retórica clássica (de Aristóteles) na publicidade - 38
3.2 Retórica e publicidade na sociedade mediatizada - 41
3.3 Inventio e o processo criativo em Publicidade - 46
3.4 Dispositio e os constituintes do discurso publicitário - 79
3.5 Elocutio e as figuras de retórica na publicidade - 104

4. Conclusões - 127

5. Bibliografia citada - 131

Anexos - 141
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