Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

CIDADANIA DIGITAL

A cidadania como exercício político que se pratica no médium digital é uma realidade que paulatinamente vai aprofundando a acção participativa dos governados nos regimes democráticos, ou não deixa de ser um simulacro de uma realidade que é apenas visionada por alguns, mas cuja acção e efeitos são irrelevantes para os que efectivamente controlam o poder?
Neste livro, os autores vão procurar encontrar respostas para esta questão central, apresentando análises de realidades diversas cujo enquadramento comum são os usos que os cidadãos fazem das redes digitais.

Preço da edição impressa: € 15

AUTHORS / EDITORS

Isabel Salema Morgado e António Rosas (Orgs.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2010

ISBN

978-989-654-051-7

Index

Apresentação 1

A Hipótese do Voto Electrónico em Portugal: Comportamentos e atitudes políticas por Paula do Espírito Santo 17
A "Era do conhecimento" e as Problemáticas Globais: Manifestações de Cidadania Participativa na Sociedade da Informação por Victor Marques dos Santos 41
Media Digitais e Responsabilidade Social por Rogério Santos 59
Novos jornalismos e vida cívica: limites e possibilidades do «jornalismo deliberativo» por João Carlos Correia 71
Espaços discursivos on-line e democracia deliberativa: promessas e limites por Gil Baptista Ferreira 101
O Virtual é o Real Finalmente Materializado: A Internet e os Novos Micro-Espaços Públicos Democráticos por António Rosas 117
Cidadania Digital? Das cidades digitais a Barack Obama. Uma abordagem crítica por Bárbara Barbosa Neves 143
A Soberania do utilizador de serviços de saúde na era digital por Ana Paula Harfouche 189
E-reacção às políticas de educação da XVIIa Legislatura (2005-2009) por Isabel Salema Morgado 195
up