Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Art Studies Publication

CINEMA E OUTRAS ARTES III – DIÁLOGOS E INQUIETUDES ARTÍSTICAS

Cinema e Outras Artes assume-se como uma coleção de livros que tem como linha programática reunir investigações dedicadas à intersecção dos Estudos Fílmicos com outras formas de expressão artística, numa constante revisitação da expressão Sétima Arte

O terceiro volume, Cinema e Outras Artes III, retoma a profunda e eterna relação entre Cinema, Literatura e Poesia. A Pintura e os múltiplos processos criativos são também objeto de estudo em várias e valiosas contribuições.

 

AUTHORS / EDITORS

Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa e Nelson Araújo

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2020

ISBN

978-989-654-666-3

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Apresentação - 13

Um olhar no purgatório – Do azul da pintura ao azul do cinema - 17
Eduardo Paz Barroso

Parte 1 - Literatura e Poesia - 31

Bergman e Camus – um diálogo interrompido - 33
António Júlio Rebelo

“Pensas que é proibido morrer?” – Um olhar entre Mouchette, de Robert Bresson, e os “Poemas de Mouchette”, de João Miguel Fernandes Jorge - 47
Sofia Mota Freitas

O exílio de um escritor antifascista: A história de Carlo Levi no filme de Francesco Rosi - 61
Gaspare Trapani

A obra literária e cinematográfica O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa e Lula Buarque de Hollanda, no contexto da lusofonia e dos estudos dos elementos fílmicos - 71
Francisco Acioly de Lucena Neto e Natália Luiza Carneiro Lopes Acioly

Guel Arraes e a “estética do Cordel” no filme Romance (2008) - 85
Alfredo Taunay Colins

A proliferação dos vampiros durante as primeiras manifestações do gênero horror cinematográfico - 103
Juliana Porto Chacon Humphreys

Parte 2 - Pintura - 123

Refutação de posição de Andrei Ujica e Boris Groys. Partilhas: cineastas-pintores/pintores-cineastas - 125

Carlos Alberto de Matos Trindade e Maria Elisa Coelho de Almeida Trindade

O impulso ecfrástico no filme-ensaio: uma análise a partir de Santiago, de João Moreira Salles - 147
Jorge Vaz Gomes

O Regresso – Exemplo de um filme em diálogo com outras artes - 161
Maria do Rosário Lupi Bello

O que procuram e encontram os pintores no cinema? - 177
Fausto Cruchinho

Reflexões em torno das possíveis referências artísticas para a reconstituição histórica no filme Os crimes de Limehouse, de Juan Carlos Medina - 193
Carlos Alberto de Matos Trindade

Mário Peixoto’s Limite|Limit (1931) in between avant-garde and modernism - 215
Juliana Froehlich

Parte 3 - Processos Criativos - 237

Hello, this is my day today – dos Weather Diaries de George Kuchar à geração pós-internet - 239
Ana Luísa Azevedo

A enciclopédia como arte cinematográfica: ensaio sobre um género impossível e indispensável - 259
Luís Nogueira

Alegorias fílmicas: uma proposta de análise dos filmes Nhá fala (Minha fala, 2002) e A república di mininus (A República das Crianças, 2012), de Flora Gomes - 273
Morgana Gama de Lima

Artist at work. La filmación del proceso creativo - 291
Elisenda Díaz Garcés

Cinema Português e Outras Artes: tecnologias, materiais e pessoas em trânsito - 307
André Rui Graça

Um “experimento sociológico” – o lugar de Brecht na história do cinema - 317
Maria Alzuguir Gutierrez

O dizer trágico em Hiroshima meu Amor (1959), de Alain Resnais - 331
Liliana Rosa

Um hipotexto da cultura audiovisual ciberpunk: a participação de Blade Runner no regime de representação ciberpunk - 345
André Malhado

A impossibilidade da dissonância total no extraordinário caso de Assurancetourix - 367
Paulo Dias

Fundamentação teórico-prática para uma pedagogia da audiovisão - 385
Pedro Florêncio

Autoria e Organização - 393
up