Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

DISCURSO MEDIÁTICO

Preço: 15€

Este livro é sobre a mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media). Por outras palavras, diz respeito à natureza discursiva do poder dos Media, e o seu objectivo é triplo: em primeiro lugar, clarificar o que podemos entender por discurso e definir as suas fronteiras. Em segundo lugar, introduzir o leitor à variedade de teorias, correntes de pensamentos e conceitos que enquadram o Discurso Mediático. Em terceiro lugar, apresentar a metodologia necessária ao campo de estudos emergente chamado “Análise do Discurso Mediático”.

Em seis pequenos capítulos, com mais de 40 ilustrações, é traçado um percurso pelos meandros do Discurso Mediático desde a definição de Texto e Discurso, passando pela caracterização do Discurso Mediático, pelos princípios intertextual e multimodal de construção discursiva, pelos resultados das pesquisas lusófonas que têm sido feitas nesta área (em especial sobre o discurso publicitário e o discurso jornalístico) e pela proposta de grelha de Análise especialmente dedicada à especificidade dos textos dos Media.
Ao oferecer, de forma sucinta mas rigorosa, os principais pontos de referência para a identificação e avaliação do Discurso Mediático, esta obra é especialmente valiosa para os estudantes que, pela primeira vez, tomam contacto com a disciplina, e útil para os investigadores que nela encontram uma proposta metodológica para a sua análise.

AUTHORS / EDITORS

Samuel Mateus

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2021

ISBN

978-989-654-763-9

Index

Prefácio do Professor Doutor Adriano Duarte Rodrigues - 11

Introdução - 15
Análise do Discurso Mediático: que relação com a Análise do Discurso e a Análise Crítica do Discurso? - 20
Porquê Estudar o Discurso Mediático? - 25
A quem se destina este livro? - 29

Parte I - Teoria - 33

Capítulo 1 - O Discurso como Prática Social - 35
Linguagem e Sociedade - 35
Definições - 40
Texto - 40
Discurso - 41
Texto, Prática Discursiva e Prática Sociocultural - 45

Capítulo 2 - O Discurso Mediático - 51
Os Media como Máquina Discursiva - 52
O que é o Discurso Mediático - 56
Função Referencial e Função Fática - 60
As Fronteiras Osmóticas do Discurso Mediático - 63
Regimes de Funcionamento - 67
Funções Estratégicas - 69
O Quadro Enunciativo do Discurso Mediático - 73

Capítulo 3  - Princípios Fundamentais do Discurso Mediático: a Intertextualidade e a Multimodalidade - 79
Intertextualidade - 79
Polifonia e Dialogismo - 83
A Importância da Intertextualidade para o Discurso Mediático - 86
Intertextualidade – da conceção extensiva à concepção restrita - 91
Tipos de Intertextualidade no Discurso Mediático - 92
A Multimodalidade - 100
O que é a Multimodalidade - 101
Modo, Media e Materialidade - 106
Dois exemplos multimodais no Discurso Mediático - 113

Capítulo 4 - O Discurso Mediático: Publicidade e Imprensa - 117
Publicidade - 119
Imprensa - 131

Parte II - Empiria - 149

Capítulo 5 - Análise do Discurso Mediático - 151
Começar um Projecto de Análise do Discurso Mediático - 153
Análise do Discurso Mediático – proposta metodológica - 159
I .Condições de Produção e Recepção - 164
II. Análise Visual do Texto - 168
III. Análise Linguística do Texto - 176
IV. Estratégias Discursivas - 200

Capítulo 6 - Analisando Textos Mediáticos - 211
Condições de Produção e Recepção - 212
Análise Visual do Texto - 217
Estratégias Discursivas 221
Análise Linguística do Texto - 224
Em síntese - 229

Conclusão - 233

Referências Bibliográficas - 239
up