Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Art Studies Publication

FILMES (IR)REFLETIDOS

Filmes (Ir)refletidos propõe uma dúzia de textos de investigadores/as de diversas áreas dos estudos fílmicos, os quais propõem variadas abordagens, tendo como mote comum as relações entre o cinema e a filosofia, o qual suscitou as jornadas realizadas na UBI em 2017, que estiveram na origem da presente edição. 

A pluralidade de perspetivas e propostas é acompanhada pela multiplicidade temática, pela individualidade estilística e pela variedade de obras e cineastas estudados, os quais vão de Van Sant a Hitchcock, de Bergman a Kubrick, de Tocha a Farhadi, de Scorsese a Brakhage.
Incidindo ou partindo de domínios tão diferentes como a ética ou a fenomenologia, a estética ou a epistemologia, os estudos queer ou as teorias dos cineastas, e adotando discursos que podem ir do epistolar ao ensaístico, cada texto oferece um caminho singular para pensar o cinema – e, por isso, o livro se revela de uma grande abertura –, mas articulando-se com os demais no domínio circunscrito da reflexão filosófica – e, desse modo, encontra a sua coerência.

AUTHORS / EDITORS

Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira (Org.)

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2018

ISBN

978-989-654-477-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Apresentação - 9
Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira

I. EPISTEMOLOGIA

Crítica de Cinema e Experiência Estética: Algumas considerações - 15
Tito Cardoso e Cunha

Transfigurações da Visão: Uma perspetiva cinéfila - 23
Idalina Proença Maia Sidoncha

Novas Aventuras de Cinéma 2:  A cristalização da realidade num filme deleuziano (Elephant: Gus Van Sant, 2003) - 33
José Manuel Barrisco Martins

II. OLHARES FILOSÓFICOS

Peixes e Deuses: A condição humana em Lifeboat, de Hitchcock - 107
Ana Leonor Morais Santos

Liv Ullmann: Reflexões e sensibilidades de uma atriz melancólica - 121
Ana Catarina Pereira e Anderson de Souza Alves

Oh my god, it’s full of stars! O sublime em 2001 – Odisseia no Espaço - 141
Luís Nogueira

A Estética de Gonçalo Tocha ou a Experiência do Recolhimento - 153
José António Domingues

Carta Aberta a Asghar Farhadi: O Vendedor ou as dúvidas enraizadas na vingança - 169
António Júlio Andrade Rebelo

Silence(2016) de Martin Scorsese: A partir da obra homónima de Suzaku Endo, Silence, 1966 - 183
José Maria Silva Rosa

III. Perspetivando o futuro

A Perceção e o Cinema aos Olhos de Merleau-Ponty - 201
Inês Lebreaud

Stan Brakhage: O ato de ver com os próprios olhos - 209
Fernando Figueiredo Alves

Cinema Queer e Cinema LGBT: Cruzamentos e divergências - 223
Alfredo Taunay Colins
up