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Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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Communication Studies Publication

FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE: VOLUME 2, PENSAMENTO CRÍTICO, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Em relação dialética com as crescentes transformações tecnológicas, as contínuas mudanças nas formas de interação e comunicação humanas são impulsionadoras de redes sociais e novas mídias de massa, ensejando impactos decisivos e novas experiências, as quais exigem uma devida compreensão científica e crítica. Essa nova realidade mundial desafia a comunidade acadêmica a renovar suas interpretações, requerendo abordagens integradas, permanentemente subsidiadas pelo diálogo interdisciplinar.

Contribuem para este ambiente reflexivo áreas de investigação como a Filosofia, a Psicologia, a Comunicação, o Jornalismo, a Linguística, a Educação, a Arte, a Semiótica, ao lado de outras Ciências Humanas e Sociais. Enfoques direcionados a pesquisas no campo tecnológico, da informação e do comportamento muito têm a colaborar para uma visão mais abrangente desses fenômenos, trazendo reflexões e análises próprias, bem como inovadoras perspectivas teóricas e metodológicas.
Animado por este propósito é que surgiu a ideia do Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade (Lubral 2016). Ao integrar pesquisadores de três diferentes países, quatro nacionalidades e diversas instituições, o simpósio priorizou a aproximação cultural e o compartilhamento de experiências sobre formas emergentes de interconexão, comunicação e relacionamento humanos, estudadas em diferentes campos de abordagem.
Neste segundo volume, a presente coletânea integraliza as conferências e uma série das comunicações apresentadas nas mesas, as quais traduzem o espírito interdisciplinar do evento, que valorizou diferentes temáticas a partir de distintas áreas do conhecimento.
Preço da edição impressa: € 15

AUTHORS / EDITORS

André Barata, Gérson Pereira Filho, Paulo Denisar Fraga e Soraya Guimarães Hoepfner (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2018

ISBN

978-989-654-531-4

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Index

Apresentação - 11

Prefácio - 15

CONFERENCISTAS - 19

A relação entre democracia e pluralismo e as três antinomias da democracia - 21
André Barata

Os herdeiros de Heidegger - 53
Peter Trawny

Heidegger e o inevitável diálogo com o mundo oriental - 69
Antonio Florentino Neto

Genealogia da verdade e do poder: reflexões sobre Nietzsche e Foucault - 89
Miroslav Milovic

O fetichismo da mercadoria em Marx: uma análise a partir dos conceitos de pulsão e de objeto em Freud e Lacan - 105
Lucas Cid Gigante e Priscila Cristina da Silva Cid Gigante

Do “dialético primevo” à Teoria Crítica como “legítima defesa”: entrevista com Christoph Türcke - 123
Flademir Roberto Williges e Paulo Denisar Fraga

COMUNICAÇÕES

A desconstrução da ideia objetiva de mente em Heidegger: o Dasein como espacialidade - 151
Nara Cristina Moreira Almeida e Eduardo Marandola Jr.




Merleau-Ponty no limiar da virada icônica - 165
André Dias de Andrade

Publicidade como um dos aportes para o progresso da humanidade na história segundo Immanuel Kant - 181
Wagner Barbosa de Barros

Habilidades de pensamento na aula de Filosofia - 193
João Bosco Fernandes

Mito, ciência e esclarecimento: crítica do pressuposto epistêmico-metodológico do positivismo - 213
Paulo Denisar Fraga

Novas subjetividades: a contribuição da Neurociência para as representações sociais da pessoa humana - 229
Allisson Vieira Gonçalves, Carlos Tadeu Siepierski e Daniele Ferreira Soares

Montaigne e a educação como “frequentação”: pensando a atividade pedagógica para além dos espaços tradicionais de comunicação do saber - 245
Elvis Rezende Messias

A educação emancipatória e a superação da barbárie em Adorno - 261
Paulo César de Oliveira

Materialismo mecanicista y Psicología Hobbesiana - 271
Campo Elías Flórez Pabón

A concepção de justiça na alegoria da caverna de Platão: uma comparação das interpretações kelseniana e heideggeriana - 287
Fernanda Israel Pio, Bruno Pistinizi Fraga e Virgílio Diniz Carvalho Gonçalves

Crianças institucionalizadas: projeto pessoal e perspectivas de futuro - 305
Vivian Inácio da Rosa e Cristiano de Jesus Andrade

Revolução técnica e coerção social: um estudo sobre a ambiguidade da técnica e as suas consequências políticas - 321
Eduardo Ramalho Rotstein

Conhecer e ao mesmo tempo aprender a viver: Pierre Hadot e a Filosofia como exercício espiritual - 337
Adriana Andrade de Souza e Giseli do Prado Siqueira

O diálogo interreligioso de Ramon Llull - 351
Maria Regina T. Weckwerth

A subjetividade autoritária: bases frankfurtianas para a análise social crítica - 367
Elisa Zwick
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