Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

FRONTEIRAS E FUNDAMENTOS CONCEPTUAIS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS – VOLUME I

As relações públicas são uma disciplina emergente, com fronteiras permeáveis a outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a ética, a retórica, a ciência política, a gestão, o marketing, o jornalismo, a publicidade ou a propaganda. A sua legitimação enquanto disciplina decorre precisamente dessa sua elevada complexidade, desse estado de permanente negociação e realinhamento das suas fronteiras conceptuais. O conjunto de 9 capítulos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros, são um bom exemplo desse esforço interdisciplinar, visível nas pontes e caminhos percorridos no estudo das relações públicas e da comunicação organizacional.

Este livro constitui o 1º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.

Preço da edição impressa: € 8

AUTHORS / EDITORS

Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães (org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2014

ISBN

978-989-654-176-7

Index

Apresentação da Coleção 1

Introdução - Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães 3

Envolva ou morra: de Brian Solis a Chaïm Perelman com uma visão estratégica do engagement das organizações com seus públicos - Geder Parzianello 13

O princípio CCO – Comunicação constitui a organização: estudo comparativo com centro na questão constitucional - Evandro Samuel Oliveira 25

Relações Públicas: uma perspectiva a partir do paradigma da complexidade - Rudimar Baldissera 49

O campo e o triângulo operacional da assessoria de imprensa - Vasco Ribeiro 65

Comunicação e Política: estratégias comunicacionais aplicadas no fomento à participação política em campanhas eleitorais brasileiras - Rejane de Oliveira Pozobon & Gabriela Assmann 89

Os modelos tradicional e apreciativo de diagnóstico comunicacional: Desafios e Oportunidades - Tiago Weschenfelder de Oliveira & Gisela Gonçalves . . . . . 105

O papel da comunicação na promoção da notoriedade das marcas - Teresa Ruão 121

Relações Públicas Estratégicas - Susana de Carvalho Spínola 139

Relações Públicas: novas diretrizes curriculares nacionais para o bacharelado VERSUS proposta de “flexibilização” da concessão do registro profissional de relações públicas a não bacharéis da área – o momento da decisão - Manoel Marcondes Machado Neto & Denise Rugani Töpke 161

Notas sobre os autores 177
up