Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

HOMO CONSUMPTOR: DIMENSÕES TEÓRICAS DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA

Este trabalho constitui o resultado das lições que o autor tem vindo a proferir sobre a temática da publicidade na licenciatura em Ciências da Comunicação e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Os seus conteúdos também reflectem o trabalho que realizou no âmbito das linhas de investigação “IPOCOM – Imagens e Processos de Comunicação” e “Informação e Persuasão” do Labcom e a participação nas iniciativas de reflexão e de dinamização científica no Grupo de Trabalho de Publicidade & Comunicação da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências de Comunicação.

Subjacente a este livro encontra-se a pretensão de conseguir responder a uma questão central: o que é a publicidade enquanto fenómeno de comunicação de massa? No ensaio da resposta, o autor repesca uma série de paradigmas teóricos que pretende que sejam alternativos aos que habitualmente estão integrados no domínio das ciências empresariais, com especial destaque para o do marketing: desde os da psicologia aos da sociologia e teoria da comunicação, desde os da semiótica do discurso aos da teoria da cultura e antropologia cultural.

Preço da edição impressa: € 20

AUTHORS / EDITORS

Eduardo José Marcos Camilo

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2010

ISBN

978-989-654-040-1

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

PREFÁCIO
vi INTRODUÇÃO
1 A – O Processo de Comunicação Publicitária
11 I Plano de partida: fonte e emissor publicitários
13 a. Sobre a duplicidade: a alienação do emissor em proveito da fonte 16 b. A intencionalidade 21 c. A credibilidade 26 II Plano dos procedimentos: configuração de mensagens e meios de comunicação 33 a. A referencialização enquanto dimensão discursiva fundamental
34 i. A referencialização publicitária: sobre a conceptualização do ‘género publicitário’
40 1 – O conceito de ‘género’ 43 2 – Implicações decorrentes do conceito de ‘género publicitário’ 48 3 – Limitações da teoria do ‘género publicitário' 58 4 – Superação epistemológica da teoria do género publicitário 70 5 – Mikäil Bakhtine: fundamentos do dialogismo publicitário 77 6 – Gérard Genette: os fundamentos da transtextualidade publicitária
84 ii. Teoria discursiva do género publicitário e teorias da comunicação 90 b. A importância do implícito
96 c. A dinâmica repetitiva
107 d. O controlo e a coordenação dos conteúdos
112 e. Logos vs pathos: a duplicidade persuasiva dos apelos
113 i. O pathos publicitário
114 ii. O logos publicitário
118 iii. Pathos vs logos: o óbvio vs o obtuso
121 f. Os meios de comunicação publicitária: três perspectivas a ponderar 135 i. Perspectiva teórica: a dimensão behaviorista vs a dimensão processual 135 ii. Perspectiva prática: o princípio da integração das comunicações 137 iii. Perspectiva estratégica: as potencialidades dos meios de comunicação publicitária 143 g. O estatuto do ruído 146 III Plano de chegada: efeitos e comportamentos comunicacionais 149 a. O cepticismo dos receptores 149 b. A bidireccionalidade assimétrica do processo de comunicação 150 B – Considerações complementares 155 I O estatuto de mediação da publicidade 155 II Formatos de mensagens 165 a. Informação-produto (product information format) 165 b. Imagem-produto (product image format) 167 c. Personalização do produto (personalized format)
169 d. Estilo de vida (lifestyle format)
179 III Tendências emergentes 183 CONCLUSÃO 190 BIBLIOGRAFIA
203 ICONOGRAFIA 214
up
EN