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Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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Communication Studies Publication

OS MEDIA DE SERVIÇO PÚBLICO

Há vários anos que o serviço público de rádio e televisão está sob forte pressão na Europa. Não é só a tensão provocada pela relação com o sector comercial. São também as pressões políticas e os constrangimentos financeiros. Mais recentemente, são os desafios colocados pela evolução tecnológica. O passado recente do serviço público é marcado por uma luta constante para encontrar o seu lugar na sociedade e no mercado. E, sobretudo, para afirmar a sua legitimidade e manter a sua relevância.

Em Portugal, este tem sido um tema fraturante, praticamente desde a viragem do milénio. O serviço público de rádio e de televisão sofreu neste anos uma profunda reestruturação e a sua existência tem sido amplamente debatida. No entanto, o debate que se gerou, claramente centrado na situação da televisão pública, nem sempre foi esclarecido e esclarecedor. Nesse sentido, este livro parte de uma revisão da produção teórica sobre o tema, para propor uma abordagem que não se limita ao meio televisivo e que inclui, em igual medida, a rádio e a internet. O objetivo é explicar o que é o serviço público nos digital media, quais os principais desafios que se lhe têm colocado e quais os obstáculos que tem atualmente pela frente.

Preço da edição impressa: € 13

AUTHORS / EDITORS

Sílvio Correia Santos

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2013

ISBN

978-989-654-105-7

Index

Introdução ... 1
Capítulo 1 - O Serviço público de rádio e televisão de tradição europeia ... 3

1. O conceito de serviço público para além dos media: da tradição francesa à existência num mercado único ... 3

2. A rádio e os media de serviço público na europa: do monopólio à abertura dos mercados ... 17

3. O mosaico europeu: diversidades no serviço público ... 33
Capítulo 2 - Da legitimação política às possibilidades de expansão: os limites do posicionamento do serviço público na europa ... 49

1. Evolução da política europeia para os media públicos ... 49

2. O financiamento ... 60

3. A redefinação das fronteiras da missão do serviço público ... 75

4. A avaliação do desempenho do serviço público ... 90

Capítulo 3 - Superação do modelo de serviço público de rádio e televisão pelo modelo de media de serviço público: oportunidades e desafios ... 97

1. Serviço público de rádio e televisão: princípios e práticas para uma significação múltipla ... 98

2. Sair da crise e adpatar-se: reflexões para uma atualização do serviço público ... 117

3. O nascimento dos media de serviço público ... 130

4. Limitações à atividade do serviço público no século XXI ... 137
Capítulo 4 - Considerações finais: a relevância do serviço público no século XXI ... 143

Referências bibliográficas ... 149
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