Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Art Studies Publication

VIAGEM AO CINEMA ATRAVÉS DO SEU VESTUÁRIO

Nove filmes do Cinema Português divididos em trilogias e analisados do ponto de vista do vestuário. Um cruzamento teórico entre a imagem em movimento, a fashion theory e a etnoficção portuguesa. Partindo da “estética dos materiais” e culminando na sartorial philosophy, o livro apresenta novos níveis de sentido e perspetivas aos estudos sobre Cinema Português, pois segue uma metodologia inovadora que considera a moda e o traje fundamentais para a construção estética da obra cinematográfica.

Price of the print edition: € 16

AUTHORS / EDITORS

Caterina Cucinotta

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2018

ISBN

978-989-654-435-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Prefácio - A matéria de que são feitos os filmes: do corpo vestido ao corpo revestido - 11

Introdução - 15

Parte I - Os Fundamentos Teóricos e a Metodologia - 23

Capítulo I - Temáticas e Problemáticas do Estudo - 25
1. Formulação do problema - 25
2. Objetivos do estudo - 29
3. Definição da terminologia - 33

Capítulo II - Estrutura Conceptual da Fashion Theory - 39
1. Introdução à Fashion Theory - 39
2. Georg Simmel e o binómio social e individual - 41
3. O Estruturalismo e a roupa como signo - 47
4. Nikolaj Trubetzkoy e Edward Sapir: a lição de Simmel - 51
5. Pëtr Bogatyrëv e a função do traje - 52
6. Roland Barthes - 59
7. Patrizia Calefato e o “corpo revestido” no cinema - 68
8. Estudos em Portugal - 76
9. Conclusões - 79

Capítulo III - Definição do Objeto - 81
1. Introdução à etnoficção - 81
2. A verdade como imitação da realidade - 85
3. A verdade da etnoficção - 87
4. Definições do mesmo conceito - 90
5. Jean Rouch - 97
6. Etnoficção na sua variante portuguesa - 103
7. Conclusões - 110

Capítulo IV - Metodologia Usada - 113
1. Introdução aos três níveis de análise - 113
2. Nível extracinematográfico - 115
3. Nível cinematográfico - 121
4. Nível fílmico - 124
5. Conclusões - 127

Parte II - A Análise dos Filmes - 129

Capítulo V - A Trilogia do Mar, de Leitão de Barros - 131
1. Introdução à análise dos filmes - 131
2. Nazaré, Praia de Pescadores - 134
3. Maria do Mar - 143
4. Ala Arriba! - 157
5. Conclusões - 176

Capítulo VI - A Trilogia de Trás-os-Montes, de António Reis e Margarida Cordeiro - 179
1. Introdução à análise dos filmes - 179
2. Trás-os-Montes: a infância e o movimento - 181
3. Ana - 201
4. Rosa de Areia - 219
5. Conclusões - 228

Capítulo VII - A Trilogia das Fontainhas, de Pedro Costa - 229
1. Introdução à análise dos filmes - 229
2. Ossos - 231
3. No Quarto da Vanda - 241
4. Juventude em Marcha - 248
5. Conclusões - 259

As Conclusões - 261
1. Do corpo revestido na Etnoficção - 261
2. Do Cinema Indisciplinar e da Sartorial Philosophy - 266

Referências Bibliograficas - 273
up