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Publicação de Comunicação

RETÓRICA E MEDIATIZAÇÃO: AS INDÚSTRIAS DA PERSUASÃO

Retórica e mediatização nas indústrias da persuasão. De que modo os novos media contribuem para a persuasão sobre produtos, marcas ou ideias políticas? Até que ponto a retórica mediatizada tem acompanhado a evolução tecnológica e se adaptado às novas ferramentas comunicacionais? Quais os actores e temáticas que sobressaem dessa análise? De que forma o jornalismo incorpora novas formas retóricas para se tornar mais eficiente? Estas e outras questões deram o mote às III Jornadas de Retórica e Mediatização na Universidade da Beira Interior, dedicadas às Indústrias da Persuasão, e que contaram com a participação de investigadores nacionais, brasileiros e espanhóis. As actas dessas jornadas, que se reúnem neste livro, apontam diferentes caminhos teóricos para analisar as indústrias persuasivas, em especial, no que concerne às estratégias de assessoria de comunicação, à persuasão publicitária, à retórica jornalística e aos novos ambientes da persuasão na Web.

Preço da versão impressa: € 15

AUTORES / EDITORES

Ivone Ferreira & Gisela Gonçalves (Orgs.)

COLEÇÃO

LabCom Books

ANO DA EDIÇÃO

2010

ISBN

978-989-654-045-6

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Índice

Prefácio 1

1 Indústrias Persuasivas 3

Da retórica às indústrias da persuasão por António Fidalgo 5

Noções de lóbi por J. Martins Lampreia 27

2 Media e Persuasão 43

Abordagens sobre sistema social de polidez, vínculos com a noção de face e estratégias discursivas da publicidade direcionada para idosos, no Brasil por Annamaria da Rocha Jatobá Palacios & Joevane Lima de Sena 45

Las oportunidades de la publicidad local en un entorno globalizado: el mercado castellano leonés. por David Alameda García, Elena Fernández Blanco & Irene Martín Martín 77

La incógnita de la persuasión en la comunicación de las ONGD: hacia un modelo de publicidad culturalmente eficaz por E. Nos-Aldás & D. Pinazo-Calatayud 91

Periodismo y retórica: estrategias persuasivas en el articulismo de opinión por Bernardo Gómez Calderón 127 3 Novos Ambientes de Persuasão 137

Estrategias de micropersuasión en la web social: el caso de los blogs por Bella Palomo 139

Publicidade interactiva na web 2.0 por Célia Maria Barreto 155

Interactividade e novas estratégias nas eleições legislativas de 2009 por Rosália Rodrigues 193
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