Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

VITRINE E VIDRAÇA: CRÍTICA DE MÍDIA E QUALIDADE NO JORNALISMO

A qualidade implica na autocrítica, no estabelecimento de metas e objetivos, no seu alcance e na avaliação contínua de práticas e processos. O jornalismo não apenas oferece produtos informativos, mas também se insere nas sociedades como um importante elo entre os públicos, ajudando a formar opinião, estabelecendo consensos, alimentando-se de controvérsias. Portanto, discutir qualidade no jornalismo está intimamente ligado ao exercício da crítica de mídia, à reflexão sobre democracia e responsabilidade social. Está também atrelado ao debate sobre a ética, a formação dos novos jornalistas, a inovação e a busca da excelência técnica. Tratar de qualidade conjuga preocupações de ordem econômica, política e metodológica, aspectos que auxiliam a construir novas bases para o jornalismo.

Preço da edição impressa: € 10

AUTORES / EDITORES

Rogério Christofoletti (Org.)

COLEÇÃO

LabCom Books

ANO DA EDIÇÃO

2010

ISBN

978-989-654-050-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Apresentação: Sobre pedras e tijolos 1I Da análise e da crítica

5 O jornalismo como teoria democrática
por Luiz Martins da Silva 7 Jornalismo e informação para democracia: parâmetros de crítica de mídia por Danilo Rothberg 21 Responsabilidade Social da Mídia: análise conceitual e perspectivas de aplicação no Brasil, em Portugal e na Espanha por Fernando de Oliveira Paulino 35 O conceito de enquadramento e sua contribuição à crítica de mídia por Danilo Rothberg 53 Monitoramento de Cobertura e Produção Experimental Monitorada: Pesquisa aplicada voltada para a qualificação de produtos e pro- cessos jornalísticos por Josenildo Luiz Guerra 69 De "Ouvinte" a "Ouvidor": Responsabilidade Social da Mídia e parâmetros para atuação da Ouvidoria das Rádios da Empresa Bra- sil de Comunicação (EBC) por Fernando Oliveira Paulino 95 II Do aperfeiçoamento e do avanço 111 Jornais Populares de qualidade: Ética e sensacionalismo em um novo padrão do jornalismo de interior catarinense por Laura Seligman   Concentração de mídia e qualidade do noticiário no sul do Brasil por Rogério Christofoletti 127 Qualidade da Formação em Jornalismo Cultural na Modernidade Líquida
por Marcos Santuario 139 Avaliação de qualidade jornalística: desenvolvendo uma metodologia a partir da análise da cobertura sobre segurança pública por Josenildo Luiz Guerra 153 Brevíssima cronologia da inovação na imprensa brasileira por Rogério Christofoletti 173 Os Autores 193
cima
PT