Evento de Comunicação

6º JDMIA – Congresso Internacional Jornalismo para Dispositivos Móveis & Inteligência Artificial

As tecnologias continuam a evoluir a um ritmo acelerado, obrigando todos os setores da sociedade a acompanhar as novas tendências. O jornalismo não é exceção e nos últimos 30 anos têm sido fortemente influenciados por todas as mudanças tecnológicas. primeiro a digitalizar, depois a Internet, posteriormente os dispositivos móveis e, mais recentemente, a Inteligência Artificial, obrigaram o jornalismo a sucessivas cerâmicas. Em cada um desses períodos, as inovações continuaram crises que levaram a mudanças, que geraram novas crises e exigiram novas alterações. Se noutras ocasiões o espaçamento entre ciclos tecnológicos durava décadas, os quatro momentos anteriores referidos ocorreram em apenas três décadas. As dificuldades de adaptação a esta realidade tecnológica mutante, algum excesso de experimentalismo e como dificuldades em conhecer os consumidores levaram ao fechamento de milhares de meios de comunicação em todo o mundo. E ainda que os media mais fortes tenham resistido a todas as dificuldades, os casos de sucesso são poucos, por isso o ecossistema mediático continua em crise. Face a um cenário destes, a investigação deve ter uma palavra a dizer. Estudar os sucessos e o seu potencial de replicabilidade, analise os fracassos para corrigir os erros, teste utilizações mediáticas para as tecnologias emergentes, conhecer melhor os consumidores e procure novos modelos de negócios, são algumas das possibilidades de colaboração entre as empresas e os investigadores da área das Ciências da Comunicação. Nos últimos 12 anos, o congresso internacional JDM- Jornalismo e Dispositivos Móveis tem sido um espaço privilegiado para o debate sobre a influência do digital e dos dispositivos móveis no jornalismo. Nesta edição do evento juntamos a Inteligência Artificial às residentes temáticos, por isso o congresso chama-se agora JDMIA – Jornalismo, Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial, realizando-se no dia 23 de novembro de 2023.

Chamada de abstracts*: até dia 30 de abril (Encerrado)
Aceitação: dia 15 de junho (quatro comunicações por mesa)
Inscrições: até 31 de agosto
Divulgação do programa: 30 de setembro de 2023