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grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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PROJETOS

MEDIATRUST.LAB – LABORATÓRIO DE MEDIA REGIONAIS PARA A CONFIANÇA E LITERACIA CÍVICAS

O MediaTrust.Lab é um estudo pioneiro sobre desinformação em contextos de proximidade em Portugal, que irá procurar identificar e analisar estratégias e práticas de “fact-checking” por jornalistas dos media regionais e a potencial colaboração das audiências no processo. Por meio de formação, promoção de ferramentas digitais e aplicativos, este projeto de investigação-ação também visa instruir jornalistas e público a verificar factos de forma mais eficaz e eficiente

Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regional
O Remedia.Lab visa contribuir para o diagnóstico da situação atual dos media regionais, promovendo ferramentas experimentais e estratégias para fortalecer seu modelo de negócios, aumentar o grau de inovação e melhorar a sua relação com o público.
EMaDeS- Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável – Work Package 4 (WP4)
O EMaDeS – Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável trata-se de um projeto de investigação que, através de processos altamente inovadores, pretende aumentar o conhecimento científico nas áreas relacionadas com a energia, materiais e desenvolvimento sustentável e, posteriormente, transferir o saber gerado para o tecido industrial da Região Centro, contribuindo, assim, para melhorar a produtividade e competitividade das indústrias desta zona do país.
AKADEMIA – Tecnologia da informação e novas formas de jornalismo on-line
O projeto Akademia foi o projeto inicial da génese do LabCom, em 2000. O seu principal objetivo consistia em explorar novos tipos de jornalismo baseados nas novas tecnologias da informação.
BOAL – Biblioteca de livros de áudio on-line
O objetivo principal do projeto BOAL é promover a leitura de autores clássicos portugueses, através de uma nova forma de acesso – o acesso on-line.
Comunicar ciência e culturas de publicação nas humanidades
Comunicar ciência envolve procedimentos complexos, mesmo quando esse conhecimento é apresentado a públicos especializados e cientistas. Esta complexidade tem sido pouco estudada nas Ciências da Comunicação e é o principal interesse deste projeto.
Informação e persuasão na Web
O grupo de pesquisa “Informação e persuasão” tem como objetivo estudar as várias formas por que, em várias áreas, a informação e a persuasão desempenham um papel relevante.
Media, Cidadania e proximidade
O projeto Media, Cidadania e Proximidade tinha 4 objetivos principais:
1.   Observar os media cívicos e comunitários no sentido de identificar, analisar e discutir a sua importância na participação pública num contexto de proximidade.

2.   Debater os fatores condicionantes dos mediaregionais e comunitários;

3.   Criar um observatório dos media de proximidade;

4.   Desenvolver um fórum de cidadãos, criando um espaço onde as estruturas associativas da sociedade cívica e as instituições locais e regionais possam debater temas de interesse público.
Media, receção e memória: público feminino no Estado Novo

O projeto “Media, receção e memória: público feminino no Estado Novo” visa lançar a pesquisa sobre a história da receção dos mediaem Portugal – um campo bastante estudado – através de um conjunto de estudos de caso sobre a receção de meios de comunicação (imprensa, rádio e televisão) por mulheres entre as décadas de 30 a 60, num contexto de subordinação cultural feminina.

Novos meios de comunicação e política: participação dos cidadãos nos sites dos partidos políticos portugueses

O objetivo deste projeto é investigar se a participação permitida aos cidadãos pelos sites de partidos políticos portugueses atende às suas expectativas.

Projeto Agenda do Cidadão

O Projeto Agenda do Cidadão tenciona estudar alguns procedimentos concretos desenvolvidos pelo jornalismo público, ao nível da Imprensa regional, no sentido de entender se estará para ocorrer um reforço efetivo da deliberação democrática na esfera pública.

Público e privado em comunicações móveis

O objetivo deste projeto é identificar como os usos e as atitudes culturais, éticas e políticas em relação a comunicações móveis e on-line se articulam com as noções de público e privado em gerações distintas; nomeadamente no que diz respeito à produção, difusão e receção de mensagens pelos públicos, incluindo mensagens especialmente icónicas.

Teoria e Estética do Cinema Documentário

O Projeto Teoria e Estética do Cinema Documentário tem como principais objetivos contribuir para a divulgação de estudos de cinema já realizados ou que estão ainda em decurso em Portugal, no Brasil e em Espanha e desenvolver a teoria e estética do cinema, reativando-o com especial ênfase no cinema documental.

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