Media, Cidadania e proximidade

SITE DO PROJETO

ORÇAMENTO

Financiado por FCT (Início: 2005; Términus: 2008)

NÚMERO DO PROJETO

CÓDIGO DA OPERAÇÃO

PARECER DA ENTIDADE AVALIADORA

DOMÍNIO CIENTÍFICO PRINCIPAL

Ciências Sociais

Área Científica Principal

Sub-área da Área Científica Principal

Área Científica Secundária

Sub-área da Área Científica Secundária

Investigador Responsável (IR) do projeto

João Carlos Ferreira Correia - Investigador Responsável - Doutorado em Ciências da Comunicação

Co-Investigador Responsável (co-IR) do projeto

Equipa de Investigação

• João Manuel Messias Canavilhas - Investigador - Doutorado em Ciências da Comunicação, José Ricardo Pinto Carvalheiro - Investigador - Doutorado em Ciências da Comunicação, Gil António B. Ferreira - Investigador - Doutorado em Ciências da Comunicação, Isabel Maria Salema Morgado - Investigadora - Doutorada em Ciências da Comunicação, Padre José de Almeida Geraldes - Investigador - D.E.A (Diplome de Études Approfondies) em Ciências Políticas, Catarina Sofia Lourenço Rodrigues - Investigadora - Mestre em Ciências da Comunicação, Rita Antunes Monteiro Lopes - Investigadora - Mestre em Ciências da Comunicação, Sofia Isabel Martins Craveiro Dias - Investigadora - Mestre em Ciências da Comunicação, Jorge Ferreira Dias Figueiredo - Investigador - Mestre em Comunicação, Carlos Fontes - Worcester University College (EUA) - Consultor associado ao projecto.

Breve descrição do projeto

O Projecto Media, Cidadania e Proximidade (Proximedia) é um projecto que procura discutir o papel que os media regionais, comuntários e online desempenham junto dos cidadãos, na dinamização da sua vida comuntária.

Sumário

O projeto Media, Cidadania e Proximidade tinha 4 objetivos principais: 1.   Observar os media cívicos e comunitários no sentido de identificar, analisar e discutir a sua importância na participação pública num contexto de proximidade. 2.   Debater os fatores condicionantes dos mediaregionais e comunitários; 3.   Criar um observatório dos media de proximidade; 4.   Desenvolver um fórum de cidadãos, criando um espaço onde as estruturas associativas da sociedade cívica e as instituições locais e regionais possam debater temas de interesse público.

Objetivos

Entre as actividades de Projecto, a desenvolver ao longo dos anos de 2005, 2006 e 2007 contam-se as seguintes: • Criação de um media comuntário online que poderá ser acedido por todos nos termos da legislação existente e do respectivo Projecto Edtorial e Estatutos. • Fazer estudos de opinião e de caracterização dos media regionais comuntários e online que se encontrem na área de incidência do projecto, começando por Guarda e Castelo Branco. • Criar um portal dirigido aos jornalistas regionais que permta a verificação de factos, permtindo, desta forma, aliviar a pressão do tempo. • Apoiar projectos de Mestrado e de Doutoramento dirigido aos media regionais, aos media online e blogues e a formas de serviço comuntário que impliquem a realização de campanhas mediáticas. • Promover o intercâmbio entre cientistas que se debruçam sobre a mesma área. • Promover Jornadas e Seminários de Investigação, estando previstas para este ano, no dia 14 e 15 de Outubro, a realização em simultâneo das Jornadas sobre Media e Proximidade e o Encontro Nacional de Blogues e nos dias 10 e 11 de Novembro as II Jornadas de Comunicação Política. Apoiar a edição de obras (livros, ensaios e conferências) sobre temas relacionados com o Projecto.

Resultados

Actividades Realizadas no Âmbito do Projecto • Jornadas Media e Cidadania, 14 de Outubro de 2005, Universidade da Beira Interior, Covilhã. • II Encontro Nacional de Weblogs, 14 e 15 de Outubro de 2005, Universidade da Beira Interior, Covilhã. • II Jornadas de Comunicação e Política, 11 de Novembro de 2005, Universidade da Beira Interior, Covilhã. • III Jornadas de Comunicação e Política, 12 e 13 de Outubro de 2006, Universidade da Beira Interior, Covilhã. • Jornadas "Comunicação e Recepção: O Público face aos Media", 22 e 23 de Outubro de 2006, Universidade da Beira Interior, Covilhã. • Jornadas "Linguagens e Mediações", 13 e 14 de Junho de 2007, Sala dos Conselhos, Universidade da Beira Interior, Covilhã. • Jornadas "Media, Identidades e Minorias", 28 e 29 de Fevereiro de 2008, organizadas por José Ricardo Carvalheiro, Sala dos Conselhos, Universidade da Beira Interior, Covilhã.