Projeto

Teoria e Estética do Cinema Documentário

SITE DO PROJETO

http://www.investigacoescinema.ubi.pt

ORÇAMENTO

Financiamento FCT: Data de início: 2007 Data de términus: 2011

NÚMERO DO PROJETO

-

CÓDIGO DA OPERAÇÃO

-

PARECER DA ENTIDADE AVALIADORA

-

DOMÍNIO CIENTÍFICO PRINCIPAL

-

Área Científica Principal

-

Sub-área da Área Científica Principal

-

Área Científica Secundária

-

Sub-área da Área Científica Secundária

-

Investigador Responsável (IR) do projeto

Manuela Penafria

Co-Investigador Responsável (co-IR) do projeto

-

Equipa de Investigação

Alvaro Matud Juristo (Espanha), Anabela Moutinho (Portugal), Índia Mara Martins (Brasil), Isabel Marcos (Portugal), Leonor Areal (Portugal), Luís Nogueira (Portugal), Marcos Corrêa (Brasil), Paulo Miguel Martins (Portugal), José Filipe Costa (Portugal)

Breve descrição do projeto

O Projeto Teoria e Estética do Cinema Documentário tem como principais objetivos contribuir para a divulgação de estudos de cinema já realizados ou que estão ainda em decurso em Portugal, no Brasil e em Espanha e desenvolver a teoria e estética do cinema, reativando-o com especial ênfase no cinema documental.

Sumário

Consultores: Brian Winston (Universidade de Lincoln, UK); Fernão Pessoa Ramos (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil); Marcius Freire (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil); Julio Montero (Universidade Complutense de Madrid, Espanha).

Objetivos

Pressupõe o seguinte: 1.    A elaboração de uma base de dados acerca de teses sobre cinema por investigadores portugueses, no sentido de fortalecer a comunidade científica na área do cinema; 2.    A partir dos vários subgéneros documentais, imprimir um especial enfoque sobre o documentário político e social, documentário etnográfico, e ainda sobre um género que, tanto quanto sabemos, ainda não foi estudado, o “making of”; 3.    Através do estudo das relações que o documentário estabelece com outros géneros cinematográficos, como o da animação, ou outros filmes de ficção, o objetivo é contribuir para o debate sobre os conceitos da linguagem cinematográfica, tais como a representação, o guião, a narrativa, o fora de campo e a montagem. Mais ainda, estas relações possibilitarão um contributo significante para atualizar a teoria cinematográfica que se tem debruçado tradicionalmente sobre o cinema de ficção. De igual modo, a teoria e estética do cinema têm vindo a considerar o cinema um fenómeno visual, colocando de parte o elemento som que é considerado de extrema relevância para o cinema documental. Assim, tomando o cinema documental como o nosso objeto principal, este projeto suscitará a inter-relação imagem-som.

Resultados

BASE DE DADOS DE INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE CINEMA