Afecta – I Encontro Internacional de Criação Partilhada

Afecta é um convite ao contágio num contexto coletivo de criação em comunidade.

O I Encontro Internacional de Criação Partilhada acontecerá nos dias 29 e 30 de Outubro de 2024, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, com transmissão online. O evento é uma organização coletiva do Laboratório de Investigação e Criação Partilhada, integrado no LabCom – Comunicação e Artes (UBI) e na iA* Unidade de Investigação em Artes (UBI), em colaboração com o CIEBA – Centro de Investigação em Belas Artes (ULisboa).

O Laboratório foi criado em junho de 2023 pela investigadora e realizadora Renata Ferraz e conta com um coletivo diverso, com cerca de 15 pessoas, que investigam e/ou criam em áreas como cinema, media artes, design, filosofia, educação, psicologia e ciências sociais. É um espaço para acompanhamentos de projetos a partir da prática de criação partilhada, que visa uma troca de saberes entre pessoas do cinema e de outras áreas do conhecimento de modo interdisciplinar e não hierárquico.

Esta primeira edição é dedicada às práticas coletivas de criação e investigação em cinema e outras imagens em movimento. O objetivo do evento é promover o diálogo entre a academia e a sociedade civil a partir de workshops, mesa-redonda, exibição de filmes e comunicação de investigadoras convidadas.

Este é um convite para que nos conheçamos de forma presencial (UBI) ou virtual. Todas as pessoas interessadas em cinema e no seu diálogo com outras áreas do conhecimento são muito bem-vindas!

29 e 30 de outubro de 2024

Universidade da Beira Interior

29 e 30 de outubro de 2024

Universidade da Beira Interior

DIA 1 (dia 29/10, terça-feira)

9h - 9h30 - Anfiteatro da Parada

9h30 - 10h - Anfiteatro da Parada
Apresentação do Laboratório de Investigação e Criação Partilhada

10h - 10h30 - Coffee break na Parada

10h30 - 12h - Anfiteatro da Parada
Orador: Pedro Florêncio. "Do estudo ao esboço: notas sobre cinema e pedagogia"
Moderação: Camilo Cavalcante

12h - 14h - Almoço

14h - 15h30 - Auditório da Biblioteca Central
Criar à mesa. Roda de conversa entre os participantes do Laboratório e as associações convidadas CISMA, CooLabora e Casa do Povo do Paúl.
Moderação: Luana Lobato

15h30 - 16h - Coffee break na Biblioteca

16h - 18h - Sala de Seminários da Biblioteca Central
Oficina com Luís Frias. "Affectiva: Sistema de design narrativo"
Link para inscrição: https://forms.gle/JyXFfSaexp4bGNaa9

DIA 2 (dia 30/10, quarta-feira)

9h30 - 10h30 - Caminhada pela Covilhã
Oficina com Luana Lobato. "Olhares sobre o urbano: criar coletivamente com câmara escura"
Ponto de encontro: Auditório da Biblioteca
Link para inscrição: https://forms.gle/mXaCHAswKrm4dQ2K9

10h30 - 11h - Coffee break na Parada

11h - 12h30 - Anfiteatro da Parada
Oradora: Kitty Furtado. "Cinema negro em Portugal – uma esfera pública transnacional contra o apagamento"
Moderação: Matilde Dias

12h30 - 14h - Almoço

14h - 15h40 - Anfiteatro da Parada
Exibição de filmes “Sou tão feliz que dói”: Cinema Indígena com Brotar Cinema com o Povo Anacé

15h40 - 16h10 - Coffee break na Parada

16h10 - 17h30 - Anfiteatro da Parada
Conversa com cineastas (em streaming)
Iago Barreto Soares, Pedro Anacé, Davi Anacé, Manu Anacé e Rita Anacé
Moderação: Izabelle Louise

17h30 - 18h30 - Parada
Encerramento

Todas as atividades são gratuitas. É necessária a inscrição prévia apenas para as oficinas.