José Ricardo Carvalheiro

José Ricardo Carvalheiro licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE, fez mestrado em Sociologia na Universidade de Coimbra e doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, em 2007, com a tese “Fronteiras de etnicidade: filhos de migrantes como audiências mediáticas”, integrando a unidade de investigação Labcom – Comunicação e Artes e tendo atividade docente no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, onde é Professor Auxiliar.

Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas da história dos media, dos estudos jornalísticos e das identidades culturais, com especial incidência nas migrações e etnicidades.

Coordenou os projetos científicos “Media, recepção e memória: audiências mediáticas no Estado Novo” (2012-2014) e “Público e privado nas comunicações móveis” (2013-2015).

Dirigiu a licenciatura em Ciências da Comunicação entre 2009 e 2015, passando, desde então, a coordenar o mestrado em Jornalismo.

Foi diretor da editora online Livros Labcom, entre 2012 e 2017.

Atualmente ocupa uma vice- presidência da Faculdade de Artes e Letras e é membro da direção do LabCom.

Currículo Académico: https://www.cienciavitae.pt/portal/3812-FE21-F89D