Hélder Filipe Rocha Prior

Professor do PPGCOM da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil), onde lecciona Metodologias de Pesquisa em Comunicação e Comunicação e Política, além de orientar no Mestrado em Comunicação.

É professor de Mídia, Cidadania e Tecnologias na Graduação em Jornalismo da UFMS.

Integra o quadro docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, leccionando nos cursos de Mestrado e Doutoramento.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Artes e Letras da UBI (2013), com a classificação de Excelente e menção “Doctor Europaeus” pelos estudos que desenvolveu na Universidade Autónoma de Barcelona (2008-2012), num projecto doutoral financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Realizou estágio de Pós-Doutoramento, financiado pela CAPES/Governo Brasileiro, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

Entre 2016 e 2018, desenvolveu nova investigação pós-doutoral no LabCom, Universidade da Beira Interior, e no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, com patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É autor dos livros Mediacracia. Comunicação e Política na era da Mediatização (Media XXI, 2021) e Esfera Pública e Escândalo Político (Media XXI, 2016).

É co-editor das obras Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política (LabCom, 2016) e (Des) Construindo uma queda: a Mídia e o Impeachment de Dilma Rousseff, editado pela Insular em 2019.

Colaborou no Diccionario Enciclopédico de Comunicación Política, editado pelo Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales (Madrid, 2015).

Currículo Académico: http://lattes.cnpq.br/3370272052850194