PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Academia da Leitura do Mundo: O jornalismo, a comunicação e eu

Este livro reúne os resultados do projeto “Academia da Leitura do Mundo: o Jornalismo, a Comunicação e Eu”, cuja equipa propôs seguir uma metodologia experimental e testar uma intervenção na comunidade escolar que convidasse jovens estudantes a fazer uma leitura crítica do mundo através do jornalismo. O projeto decorreu entre 2019 e 2022 e foi financiado pelo Programa Academias Gulbenkian Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian. A Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa foi responsável pela implementação do projeto em parceria com cinco instituições do ensino superior: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Tecnologias de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior/LabCom, e Escola Superior de Educação e Comunicação/CIAC da Universidade do Algarve. Este livro mostra como a “Academia da Leitura do Mundo” pode servir como programa educacional inovador para jovens estudantes, com idades entre 14 e 24 anos, com o objetivo de promover a literacia mediática e o desenvolvimento de três competências chave: a comunicação, a autorregulação e o espírito crítico. Esta foi uma iniciativa educacional a nível nacional que desafiou muitos jovens estudantes a compreender, analisar criticamente e participar ativamente no mundo mediático contemporâneo, preparando-os para serem cidadãos críticos, conscientes e bem-informados.

AUTORES / EDITORES

Fernanda Bonacho (Org.)

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2024

ISBN

978-989-9229-20-4

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Academia da Leitura do Mundo: O jornalismo, a comunicação e eu

AUTORES / EDITORES

Fernanda Bonacho (Org.)

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2024

ISBN

978-989-9229-20-4

Índice

Prefácio - 17
Sumário Executivo - 23
Introdução - 27

PARTE I - METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E MONITORIZAÇÃO - 33

Análise Comparativa dos Três Anos de Intervenção da Academia da Leitura do Mundo - 41
I - Caracterização sociodemográfica dos participantes dos Grupos de Intervenção - 41
II - A relação com as notícias antes e depois da intervenção - 44
Monitorização do projeto - 93

PARTE II - AS ACADEMIAS - 103
Cartão de Identidade - 105
A Academia em Portalegre: compreender os media no interior do Alentejo - 107
Cartão de Identidade - 129
A Academia do Mundo em Abrantes - 131
Cartão de Identidade - 147
Academia da Leitura do mundo no Algarve: “a importância de estarmos informados” - 149
Cartão de Identidade - 167
Acesso, consumo e interpretação do conteúdos noticiosos por adolescentes: Academia da Leitura do Mundo (ALM) na Covilhã (2019-2022) - 169
Cartão de Identidade - 235
Academia da Leitura do Mundo em Setúbal: reflexões sobre a relação entre jovens e o jornalismo - 237
Cartão de Identidade - 259
A Academia em Lisboa: ler o mundo a ouvir, dizer e experimentar - 237

PARTE III - O JOGO FALA BARATO - 293

Introdução - 295
O Jogo - 298
Resultados - 316
Protótipo - 318
Referências bibliográficas - 319

PARTE IV - REFLEXÕES - 321

PARTE V - PROPOSTA DE ATIVIDADES - 329
Atividades da agenda de trabalhos ALM - 331
A Revista de Imprensa e o acesso à informação - 331
Os Títulos das Notícias não são banais - 332
Jornalismo Multimédia e Redes Sociais - 333
A Coragem para ouvir o outro (lado da história) - 334

Notas finais - 337
cima