Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

ÁGORA – JORNALISMO DE PROXIMIDADE: LIMITES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Preço da edição impressa: € 13

AUTORES / EDITORES

João Carlos Correira (org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2012

ISBN

978-989-654-100-2

Índice

A proximidade de uma imprensa regional à ideia de cidadania ativa.

por Vitor Amaral 11




Internet e participação - o renascimento da rádio local como espaço de debatepúblico.

por Luís Bonixe 17




Jornalismo de proximidade e participação. Por uma dieta equilibrada deinformação, contra a fast-information.

por Pedro Brinca 31




Jornalismo regional: proximidade e distanciações. Linhas de reflexão sobreuma ética da proximidade no jornalismo.

por Carlos Camponez 35




Corporate Communication 2.0, source of information for local media in globalizedworld.

por Juan Pedro Molina Cañabate 49




A participação como desafio à profissão jornalística.

por João Carlos Correia 55




Jornalismo interactivo e vida cívica: pode o online tornar o jornalismo maispúblico?

por Gil Baptista Ferreira 69




Origens e evolução do ciberjornalismo de proximidade em Portugal: O casoda imprensa regional.

por Pedro Jerónimo 81




El nuevo periodismo de proximidad, una ventana abierta al mundo.

por Luis Izquierdo Labella 87




Regional and local online media: tools for making participatory and hyperlocaljournalism become reality.~

por Xosé Lopez 99




Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses.

por Ricardo Morais, João Carlos Sousa 111




Aproveitamento da interactividade nos oito jornais com presença online activados distritos de Bragança e Vila Real.

por Patrícia Posse 127




Journalism as Bipolar Interactional Expertise.por Zvi Reich 145O digital na informação de proximidade: um desafio transversal.

por Luísa Teresa Ribeiro, Manuel Pinto, Helena Sousa 169




Jornalismo hiperlocal: sucessos e fracassos da informação de proximidade.

por Catarina Rodrigues 189
cima