Evento de Artes

AS MULTIFORMAS POSSÍVEIS DO EU NO CINEMA – MASTERCLASS DE MARIA CLARA ESCOBAR

Esta masterclass visa aprofundar as reflexões em torno das relações estabelecidas entre o “eu” e o “outro” na realização cinematográfica, como modo de pensar o que são as formas de autorretrato, de representação e de encontro na hora de se construir um filme, seja documental ou de ficção. A atividade será desenvolvida com recurso a exemplos e estudos de caso.

Nota biográfica: Maria Clara Escobar é realizadora, guionista e poeta luso-brasileira. Realizou e escreveu o filme Desterro (2020), que estreou na Tiger Competition do Festival Internacional de Rotterdão e foi vencedor do prémio Netflix de Realizadoras Portuguesas. Para além de Desterro, Maria Clara Escobar realizou e escreveu o documentário Os Dias Com Ele (2014), que ganhou o prémio de melhor filme na Competição Nacional do Doclisboa, já tendo sido lançado comercialmente e em DVD. Escreveu e realizou ainda as curtas-metragens Onde Habito, Passeio de Família e Domingo. Foi co-guionista de filmes como Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu (Bruno Risas, 2020) e Histórias Que Só Existem Quando Lembradas (Julia Murat, 2011). A realizadora trabalha também como consultora de guiões e montagem e como júri de editais e festivais. Além disso, leciona aulas de “Narrativas Audiovisuais”; e “Documentário Criativo”. Para além de trabalhar na criação fílmica, Maria Clara Escobar publicou os livros  Medo, Medo, Medo (Nosotros Editorial, 2019), Um Novo Mar Dentro de Mim (Editora Quelônio, 2021) e Zonas de Guerra (Nosotros Editorial, 2022).

Organização: A masterclass é uma realização do “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/ART-CRT/0231/2021) e desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), com a parceria do Porto Femme – International Film Festival.

18 de abril de 2023

Anfiteatro da Parada - UBI