Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

CAMPANHAS ELEITORAIS, DEBATES TELEVISIVOS E PROPAGANDA. COMUNICAÇÃO POLÍTICA E AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2011

O volume presente resulta de um objectivo central e desafio que foi o de fundamentar, através da observação empírica, essencialmente, os mecanismos, estratégias e padrões de construção da mensagem política nos media, em particular na televisão, em tempo de campanha eleitoral. Conscientes da riqueza e amplitude deste processo abordámo-lo através de diferentes ângulos e propostas analíticas, metodológicas e teóricas, os quais nos conduziram a um conjunto de ilações fundamentais, a seguir resumidamente revistas. Este volume exalta ainda a importância da campanha eleitoral enquanto processo, fortemente enraizado na doutrina da propaganda eleitoral, a qual se socorre das vantagens mediáticas dos suportes de proximidade entre os diversos intervenientes do processo de comunicação política.

Os cinco artigos apresentam ângulos de análise que se complementam e segmentam a importância da campanha eleitoral, em particular do debate televisivo, mas ainda na imprensa e demais recursos de comunicação política.

AUTORES / EDITORES

Paula do Espírito Santo e Marco Lisi (Coords)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2015

ISBN

978-989-654-226-9

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Nota introdutória - 5
Paula do Espírito Santo / Marco Lisi

As eleições legislativas de 2011 na imprensa: partidos, candidatos e temas da campanha eleitoral - 7
Joana Antunes / Marco Lisi

A construção da mensagem dos candidatos nos debates televisivos pré-eleitorais: o caso das Legislativas de 2011 - 43
Filipe Caetano

As estratégias argumentativas de Pedro Passos Coelho e de José Sócrates nas eleições legislativas de 2011 - 97
Filipe Fontes

Os culpados da crise: ataques e campanha negativa nas eleições legislativas de 2011 - 145
Vera Ramalhete

Sistema político, persuasão e fundamentos da propaganda política - 187
Paula do Espírito Santo
cima