Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Artes

CINEMA E OUTRAS ARTES IV – DIÁLOGOS E INQUIETUDES ARTÍSTICAS

Preço: 27

Cinema e Outras Artes assume-se como uma coleção de livros que tem como linha programática reunir investigações dedicadas à intersecção dos Estudos Fílmicos com outras formas de expressão artística, numa constante revisitação da expressão Sétima Arte. 

O quarto volume, Cinema e Outras Artes IV, retoma a profunda e eterna relação entre Cinema, Drama, Som, Pintura e Ilustração. O espaço e os múltiplos processos criativos são também objeto de estudo em várias e valiosas contribuições.

AUTORES / EDITORES

Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa, Nelson Araújo (Editores)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-775-2

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Apresentação - 13

La representación simbólica del universo Eco/Annaud, a través de El Nombre de la Rosa - 17
Begoña Gutiérrez San Miguel

A percepção das artes em Antonioni: do Deserto Vermelho ao o Mistério de Oberwald - 41
Rosa Alice Branco

Parte 1 - As palavras no cinema - 69

O filme biográfico e a adaptação: Representações de escritores em An Angel at My Table e Bright Star de Jane Campion - 71
Margarida Esteves Pereira

Do suposto “brechtianismo” da crítica cinematográfica europeia entre os anos 1960 e 1970 - 91
Maria Alzuguir Gutierrez

A influência brechtiana nas propostas estéticas do novo cinema alemão - 109
Liliana Rosa

Helena de Troia e a romantização da feminilidade helênica nas obras cinematográficas norte-americanas - 123
Sílvia Cristina da Silva Botti Wichan

A viagem ao surrealismo de Federico Garcia Lorca - 151
Mirian Estela Nogueira Tavares & María Jesús Botana Vilar

Parte 2 - Sonoridades - 163

A música na construção de práticas representacionais e estereotipadas do pós-humano em audiovisuais - 165
André Malhado

A estrutura musical de Eyes Wide Shut - 191
Paulo Dias

O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra Feel the Sounds of Kenya - 211
Julia Bohatch Batista

Parte 3 - Pintura e Ilustração - 231

Uma leitura de 24 Frames de Abbas Kiarostami: a última expressividade poética das imagens para além do afirmar da técnica - 233
António Júlio Andrade Rebelo

The Impact of Pieter Bruegel’s The Hunters in the Snow on the Worlding of the Cinema - 245
Amresh Sinha

Do Cinema para a Pintura: uma análise sobre a presença do cinema na pintura - 267
Carlos Alberto de Matos Trindade

O cinema como pedagogia cultural: Breve nota crítica sobre os modos como o cinema (nos) educa ao abordar a pintura - 297
Leonardo Charréu

Crossroads: when cinema invaded illustration or vice-versa? The case of book trailers of Catarina Sobral’s picture books - 309
Ana Isabel Albuquerque

Parte 4 - A relação com o espaço - 333

Cinema theatres in the works of Francesco Jodice and Urbonas - 335
Eleonora Roaro

Byung-Chul Han va al cine: La agonía del eros en la sala de proyección - 351
Juan José Domínguez López

O fora de campo no cinema e nas artes: para uma poética da ausência - 367
Luís Nogueira & Fernando Cabral

Rodar en el escenario. El edificio teatral como condicionante - 383
Yolanda Martínez Domingo

Perversões cinematográficas do espaço a partir do teatro de câmara - 405
Pedro Crispim Santos Álvaro

Diálogos intertextuales en La Vénus à la fourrure (Roman Polanski, 2013) - 425
Alberto Román Padilla Díaz

Sensualidade e “puritanismo”: a moda e a performance de Norma Shearer e Olivia de Havilland - 443
Miguel Moreira

Autoria e Organização - 463
cima