Publicação de Artes

CINEMA EM PORTUGUÊS: IV JORNADAS

Preço: 20€

Nesta monografia apresentam-se as versões revistas e alargadas das vinte comunicações apresentadas nas IV Jornadas Cinema em Português, organizadas pelo curso de Cinema da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e realizadas na Covilhã entre 24 e 28 de Outubro de 2011.

As Jornadas Cinema em Português enquadram-se na linha de investigação de cinema do Labcom – Laboratório de Comunicação On-Line – e visam promover o estudo dos diversos cinemas que partilham a língua portuguesa.

AUTORES / EDITORES

Frederico Lopes (Org.)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2012

ISBN

978-989-654-091-3

Índice

Apresentação 1

IV Jornadas Cinema em Português por Paulo Serra 7

Cada filme é uma notícia – Oxalá por Ágata Marques Fino 9

O simbolismo ritual no cinema de João César Monteiro: a arte do erotismo por Liliana Navarra 27

A Ressurreição de Jaime: O Anúncio de uma Nova Metamorfose em João de Deus por Nélson Agostinho Marques Araújo 47

A recepção do cinematógrafo no Norte de Portugal: algumas hipóteses de investigação por Juliana de Mello Moraes 57

Vestuário de cinema etno-ficcional: confundir, uniformizar, des-identificar por Caterina Cucinotta 67

Intimidade, familiaridade e clausura nos filmes de Pedro Costa por Susana Viegas 81

Estética da escola portuguesa de cinema: Contributos para uma definição por Leonor Areal 97

As marcas de um discurso feminista no filme Daqui p’ra frente, de Catarina Ruivo por Ana Catarina Pereira 131

Os documentários de António de Almeida e outros cinemas sobre Timor por Vicente Paulino 145

O Novo Cinema Galego um cinema de fronteira por Beli Martínez Martínez 171

Os festivais de cinema na internacionalização do Novo Cinema Por- tuguês (1949-80) por Paulo Cunha 187

Fantasma e fetiche: a imagem cinematográfica enquanto citação por Francesco Giarrusso 201

Branca de Neve, cinema de imagem imaginada por Márcia Luças 221

A palavra como manifestação de Deus em Manoel de Oliveira: O caso de O Princípio da Incerteza por Jorge Palinhos 239

E a Crítica é Bénard da Costa. Esboço de um pensamento cinematográfico por Eduardo Paz Barroso 251

Cinema Experimental Português. Perspetivar o futuro por Frederico Lopes 273

Ernesto de Sousa – as várias "vozes"de uma utopia por Isabel Monteiro 315

Um caso do ‘mal-amado’ cinema experimental português. Revisitando Roda Lume (1968/69) do covilhanense Ernesto de Melo e Castro por Patrícia Silveirinha Castello Branco 335
cima