Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

PUBLICAÇÃO DE ARTES

Cinema em Português. XIV Jornadas

A presente publicação reúne dezasseis das trinta e três comunicações apresentadas durante as XIV Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 26 e 28 de abril de 2021, na Biblioteca Central da UBI e por videoconferência, numa organização conjunta do Departamento de Artes, da Unidade de Investigação LabCom – Comunicação e Artes, nomeadamente o Grupo de Artes, e da Faculdade de Artes e Letras, da Universidade da Beira Interior.

O volume está organizado tematicamente em quatro partes: uma primeira com análises diversas a partir de objetos fílmicos concretos; a segunda parte debate o cinema em português a partir de perspetivas decoloniais; na terceira é colocado um especial enfoque nos contextos histórico-sociais; e, para finalizar, um quarto conjunto de textos sobre cinema experimental brasileiro.

A imagem da capa foi extraída do filme Triste Trópico (1974), uma obra que problematiza o tema da antropofagia cultural através de uma viagem transatlântica. Esta escolha é também uma homenagem a Arthur Omar, cineasta brasileiro cuja obra que tem sido recorrentemente analisada e discutida ao longo de várias edições das Jornadas, e a quem muito agradecemos a autorização para o uso do fotograma que serve de rosto a este volume.

AUTORES / EDITORES

Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral & Tiago Fernandes (Editores)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2022

ISBN

978-989-654-857-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

PUBLICAÇÃO DE ARTES

Cinema em Português. XIV Jornadas

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

AUTORES / EDITORES

Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral & Tiago Fernandes (Editores)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2022

ISBN

978-989-654-857-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução 9
Joaquim: Câmera na mão, pintura, performance e instauração na crônica do passado vivo da babel dos Brasis do séc. XVIII 13
Denise Costa Lopes

A potência transgressora da arte nos filmes Raiva e Bacurau 31
Fabrício David de Queiroz e Rita Márcia Magalhães Furtado

Desejar, verbo (in)transitivo: A conjugação do desejo nos filmes O Fantasma e Um Estranho no Lago 45
Daniel Oliveira

A pátria, a língua e o cinema: Os projetos cinematográficos nacionalistas de Fernando Pessoa 63
Marcelo Cordeiro de Mello

A representação da mulher em Quando Troveja e 4 Copas de Manuel Mozos 79
Ariane Miwa Miake

A ritualidade e o confronto entre dois mundos em Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018) 101
André Francisco

A Metamorfose dos Pássaros: gestos ensaísticos e afetivos entre palavra e imagem 115
Júlia Vilhena

Cem mil cigarros: uma análise estético-política do cinema de Pedro Costa 129
Michelle Sales

(Des)colonização e construção de identidade na produção audiovisual moçambicana (2010-2019): uma memória em três atos (2016) e resgate (2019) 147
Julia Alves de Oliveira

Cinemas Africanos: pesquisa e curadoria em língua portuguesa 165
Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira eMorgana Gama

Revisão crítica do “cinema da retomada”: outros olhares sobre o cinema brasileiro dos anos 1990 181
Marcelo Ikeda

A comissão de censura (1945-1952). Constituição, funcionamento e critérios 199
Cristina Batista Lopes

O movimento cineclubista em Portugal no séc. XXI 217
Paulo Cunha

O cinema entre as neovanguardas e a contracultura 233
Lucas Murari

Desconstrução e cinema de invenção: limites e limitações 245
Leonardo Esteves

Antropofagia no Cinema Brasileiro: mecanismos de construção fílmica 257
Guiomar Pessoa Ramos
cima
PT