PUBLICAÇÃO DE ARTES

Cinema em Português. XIV Jornadas

A presente publicação reúne dezasseis das trinta e três comunicações apresentadas durante as XIV Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 26 e 28 de abril de 2021, na Biblioteca Central da UBI e por videoconferência, numa organização conjunta do Departamento de Artes, da Unidade de Investigação LabCom – Comunicação e Artes, nomeadamente o Grupo de Artes, e da Faculdade de Artes e Letras, da Universidade da Beira Interior.

O volume está organizado tematicamente em quatro partes: uma primeira com análises diversas a partir de objetos fílmicos concretos; a segunda parte debate o cinema em português a partir de perspetivas decoloniais; na terceira é colocado um especial enfoque nos contextos histórico-sociais; e, para finalizar, um quarto conjunto de textos sobre cinema experimental brasileiro.

A imagem da capa foi extraída do filme Triste Trópico (1974), uma obra que problematiza o tema da antropofagia cultural através de uma viagem transatlântica. Esta escolha é também uma homenagem a Arthur Omar, cineasta brasileiro cuja obra que tem sido recorrentemente analisada e discutida ao longo de várias edições das Jornadas, e a quem muito agradecemos a autorização para o uso do fotograma que serve de rosto a este volume.

AUTORES / EDITORES

Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral & Tiago Fernandes (Editores)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2022

ISBN

978-989-654-857-5

PUBLICAÇÃO DE ARTES

Cinema em Português. XIV Jornadas

AUTORES / EDITORES

Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral & Tiago Fernandes (Editores)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2022

ISBN

978-989-654-857-5

Índice

Introdução 9
Joaquim: Câmera na mão, pintura, performance e instauração na crônica do passado vivo da babel dos Brasis do séc. XVIII 13
Denise Costa Lopes

A potência transgressora da arte nos filmes Raiva e Bacurau 31
Fabrício David de Queiroz e Rita Márcia Magalhães Furtado

Desejar, verbo (in)transitivo: A conjugação do desejo nos filmes O Fantasma e Um Estranho no Lago 45
Daniel Oliveira

A pátria, a língua e o cinema: Os projetos cinematográficos nacionalistas de Fernando Pessoa 63
Marcelo Cordeiro de Mello

A representação da mulher em Quando Troveja e 4 Copas de Manuel Mozos 79
Ariane Miwa Miake

A ritualidade e o confronto entre dois mundos em Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018) 101
André Francisco

A Metamorfose dos Pássaros: gestos ensaísticos e afetivos entre palavra e imagem 115
Júlia Vilhena

Cem mil cigarros: uma análise estético-política do cinema de Pedro Costa 129
Michelle Sales

(Des)colonização e construção de identidade na produção audiovisual moçambicana (2010-2019): uma memória em três atos (2016) e resgate (2019) 147
Julia Alves de Oliveira

Cinemas Africanos: pesquisa e curadoria em língua portuguesa 165
Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira eMorgana Gama

Revisão crítica do “cinema da retomada”: outros olhares sobre o cinema brasileiro dos anos 1990 181
Marcelo Ikeda

A comissão de censura (1945-1952). Constituição, funcionamento e critérios 199
Cristina Batista Lopes

O movimento cineclubista em Portugal no séc. XXI 217
Paulo Cunha

O cinema entre as neovanguardas e a contracultura 233
Lucas Murari

Desconstrução e cinema de invenção: limites e limitações 245
Leonardo Esteves

Antropofagia no Cinema Brasileiro: mecanismos de construção fílmica 257
Guiomar Pessoa Ramos
cima