Publicação de Comunicação

COMUNICAÇÃO DIGITAL – 10 ANOS DE INVESTIGAÇÃO

A marca distintiva do LabCom, Laboratório de Comunicação Online, foi sempre o fazer. Quando o iniciámos, há 10 anos, já tínhamos a experiência da criação de uma biblioteca, de um jornal e de uma revista, todosonline, correndo sobre bases de dados. Com efeito, a Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, a BOCC, criada em maio de 1999, o lançamento do jornal Urbi et Orbi em janeiro de 2000, e da revista Recensio, em 2001, e, em particular, a investigação e experimentação feitas no âmbito do projeto “Akademia – Tecnologia da Informação e Novas Formas de Jornalismo Online” (2000-2004), financiado pela FCT, possibilitaram um saber fazer único em Portugal no âmbito da comunicação digital. O LabCom tornou-se conhecido em Portugal e, sobretudo, no Brasil pelas bibliotecas (BOCC, Lusosofia), revistas (Doc-OnlineEstudos em Comunicação), e a editora online (Livros LabCom).

Com o saber fazer veio a investigação muito específica em áreas que a digitalização e a Internet revolucionaram, nomeadamente a informação, em geral, e o jornalismo, em particular, a comunicação e a deliberação políticas, o design, a comunicação multimédia e o cinema. Hoje, o LabCom conta com três grupos de investigação que estruturam a divisão do presente volume: Informação e Persuasão; Media, Identidade e Cidadania; Cinema e Multimédia.

Os textos, aqui incluídos, oferecem uma amostra do estado da arte do que se faz no LabCom. Não são um resumo de investigações passadas, mas sim investigações presentes que, na grande maioria, vêm na senda dessas investigações. Não seria difícil, mediante a arqueologia dos textos presentes, encontrar muitas das publicações que fazem o património do LabCom, em particular os Livros LabCom. Os três volumes Informação e Comunicação Online – i) Jornalismo Online, ii) Internet e Comunicação Promocional, iii) Mundo Online da Vida e Cidadania, publicados em 2003, e que consubstanciaram o projeto Akademia – contêm o gérmen de muito do trabalho que agora se apresenta aqui. Há, no LabCom, uma continuidade de investigação que manifesta a identidade de uma unidade de investigação muito própria no espaço lusófono.

AUTORES / EDITORES

António Fidalgo, João Canavilhas (Org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2014

ISBN

978-989-654-157-6

Índice

Comunicação Digital no LabCom - 9

LabCom – Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online - 11

O Design e a fabricação da experiência - 13
António Fidalgo / Catarina Moura

Jornalismo em transição: do papel para o tablet… ao final da tarde - 35
João Canavilhas / Ivan Satuf

Da periferia ao descentramento: LABCOM e os desafios do Open Publishing - 61
Anabela Gradim

Televisão: do grande ecrã coletivo aos dispositivos móveis - 85
J. Paulo Serra / Nuno Francisco

Público, privado e representação online: o caso do Facebook - 101
José Ricardo Carvalheiro / Hélder Prior / Ricardo Morais

Encontramo-nos no Facebook: Para uma abordagem da vida quotidiana online - 121
João Carlos Correia

Comunicação estratégica. Um jogo de relações e aplicações - 135
Gisela Gonçalves / Herlander Elias

Webdocumentário – interatividade, abordagem e navegação - 151
Manuela Penafria

Cinefilia nas Redes Sociais - 165
Anabela Branco de Oliveira / Inês Aroso

SERRALVES: UM MUSEU EM ESTADO DE SITE - 183
Eduardo Paz Barroso / Elsa Simões Lucas Freitas / Sandra Gonçalves Tuna

Nota sobre os autores  203
cima