Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA

A Comunicação Política é uma área vasta em expansão quer sob o ponto de vista da reflexão teórica praticada nas Academias quer sob o ponto de vista da sua prática em numerosos domínios da vida cívica. Vislumbra-se um claro aprofundamento dos estudos nesta área visível na imprensa universitária e especializada, na formação de Grupos de Trabalho nas Sociedades Científicas nacionais e internacionais. O livro surge neste contexto deveras interessante em que a Comunicação Política ganha uma centralidade nos estudos seja de comunicação seja de política, carecendo quer de modelos descritivos quer de reflexões normativas que apreendam a complexidade das modernas sociedades pluralistas.

Preço da edição impressa: € 13

AUTORES / EDITORES

João Carlos Correia & Gil Baptista Ferreira & Paula do Espírito Santo (Orgs.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2010

ISBN

978-989-654-039-5

Índice

Apresentação 1 Ideologia, Crítica e Deliberação
por João Carlos Correira 9 Opinião Pública
por João Pissarra Esteves 21 Esfera Pública
por Maria João Silveirinha 33 Cidadania
por Isabel Salema Morgado 43 Democracia deliberativa
por Gil Baptista Ferreira 55 As políticas de identidade e os media
por José Ricardo Carvalheiro 67 Comunicação eleitoral
por Paula do Espírito Santo, Rita Figueiras 77Spin doctoring e profissionalização da comunicação política
por Estrela Serrano91 Interrogação e resposta na retórica de M. Meyer
por Tito Cardoso e Cunha 99 99 Propaganda
por Neusa Demartini Gomes 107 Marketing político e comunicação (política)
por Joana Lobo Fernandes 117 Inquéritos e sondagens de opinião pública
por Paula do Espírito Santo 127 Agendamento
por Susana Borges 137Priming: hipótese teórica que relaciona estudos de recepção com julgamentos sobre governantes
por Emerson Urizzi Cervi

145 A espiral do silêncio: uma teoria da opinião pública e dos media
por António Rosas 155
cima