Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE DESIGN MULTIMÉDIA

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre – BI, no âmbito da UI&D – LabCom-Comunicação e Artes (UIDB/00661/2020), financiado por Contrato-Programa com a FCT (verbas OE), a decorrer no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, www.labcomca.ubi.pt, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Design Multimédia ou afins.

2. Objetivo da atividade

Desenvolvimento de atividades de investigação na área de Design, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de sites em WordPress e também ao nível da conceção de plataformas e conteúdos digitais.

3. Requisitos de admissão e contratação

– Ser titular do grau académico de Mestre em Design Multimédia ou afins e que reúna condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor (ou em curso não conferente de grau académico). A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos/Curso não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.

Caso o grau académico requerido para este concurso tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira dever-se-á obedecer ao constante do Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro.

Competências:

– Experiência profissional comprovada com portfólio;

– Versatilidade em ilustração;

– Experiência e conhecimentos comprovados em: 

  1. Edição de áudio e vídeo;
  2. Conceção de infografias interativas;
  3. Modelação e animação 2D/3D;

– Experiência de desenvolvimento de sites em WordPress; 

– Domínio de ferramentas da Adobe Creative Cloud, preferencialmente: Photoshop, Illustrator, Indesign, Dreamweaver, Premiere, After Effects e Adobe XD;

– Conhecimentos de UX/UI para web e mobile;

– Conhecimentos de HTML5 e CSS; 

– Conhecimentos de Google Analytics para desenvolver análises e relatórios;

– Conhecimentos em SEO;

– Trabalho em equipa e em projectos, designadamente ao nível da conceção de plataformas e conteúdos digitais (narrativas interativas, digital storytelling, etc);

– Organização e gestão de projectos.

Características pessoais valorizadas:

– Elevado sentido de responsabilidade;

– Atenção ao detalhe e capacidade de a tornar evidente na qualidade do trabalho apresentado;

– Capacidade de adaptação a uma equipa multidisciplinar bom relacionamento interpessoal face a todas as tarefas a desenvolver conjuntamente;

4. Plano de trabalho

1. Desenho, planeamento e organização de atividades inscritas no plano de atividades da Unidade. 

2. Conceção de plataformas e projetos digitais associados à atividade editorial; conceção de recursos multimédia interativos e desenvolvimento de estratégias de promoção para novos públicos.  

3. Elaboração de relatórios e desenvolvimento de produção científica na área.

4. Apoio à promoção Labcom em todas as componentes da sua atividade.

5. Acompanhamento de tarefas de contato com investigadores.

6. Presença diária com horário definido nas instalações do Centro na Universidade da Beira Interior.

5. Legislação e regulamentação aplicável 

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020.

6. Local de trabalho 

O trabalho será desenvolvido no LabCom – Comunicação e Artes, localizado na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, sob coordenação científica da Professora Doutora Anabela Maria Gradim Alves (agradim@ubi.pt). 

7. Duração e regime de atividade

A bolsa terá a duração de 24 meses, com início previsto entre julho e setembro de 2022. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RBIUBI. 

8. Condições da Bolsa

Será concedido um subsídio de manutenção mensal de acordo com o Anexo I do RBIUBI, no valor de 1.144,64 € conforme valores atualizados e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. 

9. Critérios de Seleção

Serão avaliadas as características dos candidatos elegíveis de acordo com dois pontos:

a). Análise do currículo académico, científico, técnico e profissional e da experiência relacionada com as competências necessárias para desenvolver o plano de trabalhos (experiência comprovada através de portfólio e outros documentos nas ferramentas, linguagens e tecnologias adequadas e referidas nos requisitos de admissão), participação em projetos de investigação e formação. 

b). Entrevista para analisar aspetos relacionados com a motivação, disponibilidade demonstrada, o empenho, a autonomia na realização de estudos científicos, dando enfase aos aspetos relacionados com o plano de trabalhos do projeto.

Será atribuída a cada candidato uma classificação de 0 a 20 valores em cada um dos pontos acima referidos (A, B). 

A classificação final (CF) será dada pela fórmula: CF = 0,7xA + 0,3xB

10. Composição do Júri de Seleção 

As candidaturas serão apreciadas por um júri, constituído por:

Presidente: Doutora Anabela Maria Gradim Alves, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Vogais efetivos:

Doutora Catarina Isabel Grácio de Moura, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Doutora Gisela Marques Pereira Gonçalves, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Vogais suplentes:

Doutor Francisco Tiago Antunes Paiva, Professor Associado da Universidade da Beira Interior.

Doutora Sara Velez Estêvão, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior.

11. Documentos de Candidatura 

Os candidatos deverão apresentar:

. Carta de motivação;

. Curriculum Vitae detalhado;

. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;

. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;

. Declaração de compromisso de honra do candidato indicando, para cada tipo de Bolsa, BI, BII ou BIPD, que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de acordo com os Artigos 5º, 6º, e 7º do RBIUBI, respetivamente.

12. Prazo e receção de candidaturas: 

O concurso encontra-se aberto no período de 30 de maio até às 24:00 do dia 13 de junho. As candidaturas deverão ser dirigidas à Professora Doutora Anabela Maria Gradim Alves, Coordenadora da UI&D LabCom-Comunicação e Artes, para o e-mail: agradim@ubi.pt, agradim@gmail.com e mercia@ubi.pt, ou, em alternativa, para a morada LabCom, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã.

13. Publicitação/notificação dos resultados 

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por classificação final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de correio eletrónico.

14. Procedimentos de Reclamação e Recurso

Após comunicação das listas provisórias dos resultados nas diferentes fases de avaliação do concurso (Admissão e exclusão, Avaliação Curricular e Entrevista), os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. No caso de apresentação de alegações, a decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados. Findo o prazo regulamentar de 10 dias úteis, a proposta de classificação e ordenação final dos candidatos passa a definitiva.

A proposta de classificação e ordenação final dos candidatos constituirá lista de reserva de seleção pelo período de 12 meses.

DATA

De 30 de maio até 13 de junho de 2022

LOCAL

Universidade da Beira Interior, Covilhã

DATA

LOCAL

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

Consultar anúncio.
CIMA
PT