Bolsas

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO “VERÃO COM CIÊNCIA 2022″

Encontrase aberto concurso para a atribuição de 5 (cinco) Bolsas de Iniciação Científica no âmbito do Projeto de Investigação intitulado “Verão com Ciência 2022: 20 Filmes Fundamentais do Cinema Português”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., a decorrer no LabCom – Comunicação e Artes (LabCom), da Universidade da Beira Interior (https://labcomca.ubi.pt/), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Cinema.

1. Objetivo da atividade: Divulgar a história e estética do cinema português para académicos e público não especializado. Contribuir para a formação científica dos bolseiros.

1. Requisitos de admissão e contratação: De acordo com o artigo 5.º do Regulamento n.º 950/2019, publicado em Diário da República, 2.a série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019, são elegíveis “estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado” assim como “licenciados que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D”. A prova de inscrição no curso superior ou não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.

1. Plano de trabalho:

Semana 1 (1 e 2 de setembro): sessão de boas-vindas, apresentação das atividades do LabCom e do projeto.

Semana 2 (5 a 9 de setembro): sessões com membros do LabCom. Seleção e distribuição dos filmes por bolseiro/a.

Semana 3 (12 a 16 de setembro): sessões coletivas de debate. Pesquisa bibliográfica em: Biblioteca da UBI e Centro de Documentação da Cinemateca Portuguesa.

Semana 4 (19 a 23 de setembro): sessões coletivas de debate de filmes e textos.

Semana 5 (26 a 30 de setembro): sessões coletivas de debate de filmes e textos. Sessão final.

1. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020.

1. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no LabCom – Comunicação e Artes (LabCom) da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Doutor Paulo Manuel Ferreira da Cunha (pmfcunha@ubi.pt) e com a colaboração da Professora Doutora Manuela Maria Fernandes Penafria (penafria@ubi.pt).
  2. Duração e regime de atividade: A bolsa terá a duração de 1 (um) mês, com início previsto em 1 de setembro de 2022. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior (RBIUBI).
  3. Condições da Bolsa: Será concedido um subsídio de manutenção mensal no valor de 486,12€, conforme valores atualizados e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores

1. Critérios de Seleção: Será feita uma avaliação curricular baseada na análise da qualidade científica do Curriculum Vitae (40%) e na carta de motivação (60%), numa escala de 01 a 20.
  2. Composição do Júri de Seleção: As candidaturas serão apreciadas por um júri com a seguinte composição:

Presidente: Paulo Manuel Ferreira da Cunha, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Vogais: Manuela Maria Fernandes Penafria, Professora Associada da Universidade da Beira Interior; Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior.

1. Documentos de Candidatura:

Os candidatos deverão apresentar:

. Carta de motivação;

. Curriculum Vitae detalhado;

. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;

. Outros documentos comprovativos considerados relevantes pelo candidato/a;

. Declaração de compromisso de honra do candidato indicando que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de acordo com os Artigos 5º do RBIUBI, respetivamente.

1. Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra-se aberto até às 17:00 do dia 22 de julho de 2022. As candidaturas deverão ser dirigidas ao Professor Doutor Paulo Manuel Ferreira da Cunha, Investigador Responsável do Projeto, para o e-mail pmfcunha@ubi.pt.

1. Publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por classificação final obtida, afixada em

local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de correio eletrónico.

1. Procedimentos de Reclamação e Recurso: Considerando a excecionalidade do apoio a conceder, a curta duração das bolsas bem como a data de início para a contratualização das mesmas, nos termos das alíneas a) e c) do art.º 124 do Código do Procedimento Administrativo é dispensada a audiência prévia dos interessados.

Até às 17:00 do dia 22 de julho de 2022

Universidade da Beira Interior, Covilhã