Concurso para atribuição de bolsa de Investigação para Mestre em Informática/Engenharia Informática ‐ uma vaga no âmbito do Projecto: Remedia.Lab –Laboratório e Incubadora de Media Regionais (Nº 031277)
Referência: “Bolsa Mestre_Remedia.Lab_Inf”
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto nº 031277 – Remedia.Lab –Laboratório e Incubadora de Media Regionais, co-financiado pelo Programa Portugal 2020 (PT 2020), no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a decorrer na Unidade de Investigação – Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.IFP) da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Covilhã, nas seguintes condições:
Área Científica: Mestre em Engenharia Informática ou Informática.
1 – Objetivo da actividade: Desenvolvimento de actividades de investigação na área de Informática, nomeadamente ao nível de análise, implementação e desenvolvimento de sistemas de informação baseados em plataformas Web e conceção e acompanhamento de sistemas de informação associados à atividade editorial.
2 – Requisitos de admissão: Ser titular do Grau de Mestre de Engenharia Informática ou Informática; Possuir experiência mínima de 1 ano como web e mobile developer.
Competências: Possuir conhecimentos sólidos e experiência comprovada documentalmente em: Criação de plataformas web, móveis, gestão de conteúdos e streaming; Linguagens de programação (HTML5, CSS/CSS3, PHP, MYSQL, Javascript, JQuery, AJAX), bem como outras linguagens de desenvolvimento web; Desenvolvimento de aplicações Android (Java ou Kotlin e XML); Webdesign e publicação na Web, edição de texto, imagem e som; Desenvolvimento de FrontEnd e BackEnd; Responsive Webdesign para Mobile e Tablet; Framework .NET 4.0; Gestão de domínios e alojamentos (usando CPanel); Desenvolvimento de sites em WordPress (conhecimentos em Joomla e Bootstrap), é condição preferencial.
3 – Plano de Trabalhos:
Genericamente: 1. Análise, implementação e desenvolvimento de sistemas de informação baseados em plataformas Web; 2. Conceção e acompanhamento de sistemas de informação associados à atividade editorial.
Mais especificamente: 1. Análise das informações disponíveis no portal de imprensa regional, sobre a Região Centro. Desenho de sistemas de front-office que permitam identificar variáveis suficientes para caracterizar com recursos infográficos e multimédia a imprensa local e regional. 2. Desenvolvimento de práticas, dispositivos e estratégias que usam tecnologias de informação e comunicação. As estratégias e dispositivos incluirão: a). O desenvolvimento de plataformas digitais para computadores, laptops e dispositivos móveis; b). Exploração de novas linguagens para reportagem multimédia; c). Desenvolver conteúdos digitais específicos para novos públicos. 3. Apoio ao desenvolvimento de modelos de negócios online e estratégias de auto-promoção para atrair novos públicos. 4. Apoio em ações de formação visando a incubação e o lançamento de projetos de novos médias locais e regionais, assentes em plataformas tecnológicas inovadoras. 5. Apoio à elaboração de relatórios e desenvolvimento de produção científica na área.
4 – Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), bem como o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (FCT) em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf ) e anexo I do Regulamento nº 339/2015 e do artigo 201º da lei nº 71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019).
5 – Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Labcom.IFP, Unidade de Investigação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Ferreira Correia.
6 – Duração e regime de atividade: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em maio/junho de 2019. A actividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
7 – Condições financeiras da bolsa: Remuneração de acordo com a tabela de valores de bolsas de formação avançada atribuída pela FCT, I.P. no País, no valor mensal de 989,70€ (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária. A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela adesão ao mesmo, bem como o seguro de acidentes pessoais.
8 – Critérios de seleção: Os métodos de seleção a utilizar baseiam-se nos seguintes parâmetros: o mérito científico, a adequação entre o perfil dos candidatos e o plano de atividades previsto no projeto, a motivação e a experiência relevante para o projeto (experiência comprovada nas ferramentas e tecnologias adequadas e referidas nos requisitos de admissão, participação em projectos de investigação e formação). A avaliação destes itens será feita documentalmente e por entrevista. A nota final resultará em: ponderação curricular=70%; entrevista=30%.
9 – Composição do Júri de Seleção: As candidaturas serão apreciadas por um júri constituído por: Presidente do Júri: Professor Doutor João Carlos Ferreira Correia. Vogais efetivos: Professor Doutor Bruno Miguel Correia da Silva; Professor Doutor Ricardo José Pinheiro Morais. Vogal suplente: Professora Doutora Anabela Maria Gradim Alves; Doutor Pedro Jerónimo Pedrosa.
10 – Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por nota final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.
12 – Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra‐se aberto no período de 8 a 22 de abril de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio por correio eletrónico indicando a referência do concurso nos seguintes documentos em formato pdf: Carta de Motivação, Curriculum Vitae, cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações, cópia do Cartão de Cidadão ou Passaporte, portfólio, documentos comprovativos de experiência relevante e de formação científica para o projeto e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas para os endereços eletrónicos jcorreia@ubi.pt, jcfcorreia@gmail.com e mercia@ubi.pt, até às 24:00horas do dia 22/04/2019.
Faculdade de Artes e Letras
Universidade da Beira Interior
6201-001, Covilhã, Portugal