Evento

Congresso Internacional Speculum: Cinema autobiográfico realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil

I Congresso Internacional Speculum é organizado no âmbito do projeto com o mesmo nome e uma mais aprofundada designação, “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/ART-CRT/0231/2021), a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior.

Programa (ver abaixo)

Chamada de Trabalhos (ENCERRADA)
Prazo de submissão de trabalhos: 17 de abril de 2023
Prazo de resposta à submissão: maio de 2023
Divulgação do programa: julho de 2023

 

Modalidades de Participação
O I Congresso Internacional Speculum será uma reunião científica de trabalhos avaliados com arbitragem cega, por pares, e sem qualquer taxa de inscrição.
Todas as propostas submetidas serão avaliadas por pelo menos dois membros da Comissão Científica.
Será publicada uma obra conjunta dos trabalhos desenvolvidos no seu âmbito, também selecionados e revistos pela Comissão Científica. O envio de texto escrito, que se submeta a este livro final, é facultativo.
Os trabalhos serão apresentados presencialmente, na Universidade da Beira Interior, nos dois dias do Congresso. As comunicações deverão ter um máximo de 20 minutos e poderão ser apresentadas em português, inglês, espanhol ou francês.
A participação remota é possível, mas apenas indicada para participantes residentes fora da Europa.

Estrutura dos Resumos
O resumo deverá apresentar:
— Título (e subtítulo, se aplicável) com até 150 caracteres
— Autor/a ou autores/as
— Corpo textual contendo os seguintes elementos: introdução, métodos de pesquisa/metodologia (se aplicável), resultados e conclusões com até 2500 caracteres
— Cinco palavras-chave

DATA

21 e 22 de setembro de 2023

LOCAL

Universidade da Beira Interior

DATA

21 e 22 de setembro de 2023

LOCAL

Universidade da Beira Interior

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

Dia 1 - Quinta-feira, 21 de setembro de 2023

9:00 - 9:30
Sessão de Abertura
Auditório da Biblioteca


Magnífico Reitor, Professor Mário Raposo
Presidente da Faculdade de Artes e Letras, Professor André Barata
Presidente do Departamento de Artes, Professora Sara Velez
Coordenadora Científica do LabCom, Professora Anabela Gradim
Coordenador do Grupo de Artes do LabCom, Professor Francisco Paiva
Investigadora Responsável do Speculum, Professora Ana Catarina Pereira
Co-Investigadora Responsável do Speculum, Professora Ana Isabel Soares

9:30 - 11:00
Mesa 1
Auditório da Biblioteca


Tema: Filmar-se e ver-se ao espelho: desenho de um projeto de investigação centrado na autobiografia

Moderação: Daniel Oliveira
Comunicações:

1. “Speculum: novos rumos de um projeto centrado na autobiografia filmada”
(Ana Catarina Pereira, UBI/LabCom)
2. “Desde Aquele Dia em que Deixei de Ser Tua: métodos de uma tese pautada na autobiografia”
(Julia Marques, UBI/LabCom)
3. “Hymne d’amour. Em busca de uma realizadora”
(Ana Isabel Soares, UAlg/CIAC)

11:00 - 11:15
Pausa para café


11:15 - 12:45
Mesa 2
Auditório da Biblioteca


Tema: A escrita de si em documentários de língua portuguesa

Moderação: Catarina Sales
Comunicações:

1. “Balada das trans-tornadas: o ato de criação queer em Lembro Mais dos Corvos”
(Daniel Oliveira, UBI/LabCom)
2. “As imagens migratórias entre a vida e o lar em Aos meus pais, de Melanie Pereira”
(Silvia Wichan, UPorto)

12:45 - 14:15
Almoço


14:15 - 15:45
Palestra
Auditório da Biblioteca


Oradora convidada: Virgínia Espa, Escuela de Arte de Huesca

Moderação: Ana Isabel Soares

“Una lectura autobiográfica del álbum de família”, seguida de mostra de trabalhos autobiográficos realizados por alunas da Escuela de Arte de Huesca

15:45 - 16:00
Pausa para café


16:00 - 17:30
Mesa 3
Auditório da Biblioteca


Tema: A interdisciplinaridade dos estudos autobiográficos

Moderação: Fátima Chinita
Comunicações:

1. “O falar de si é falar de racismo: a experiência de diretoras negras na cena brasileira”
(Pedro Pinto de Oliveira e Priscila Lima Freitas, UFMT)
2. “Em defesa de Narciso: Superfície, verdade e liquidez em A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos"
(Teresa Nunes, UBI)
3. “The Splinter of the Toad: o caso Leonor Teles”
(Sérgio Bordalo e Sá, UL/FMH/INET-md)

17:30
Projeção e debate
Anfiteatro da Parada


Projeção do filme Gipsofila (Margarida Leitão), seguida de conversa com a realizadora

“Matriarcado, autobiografia e documentário num filme de Margarida Leitão”: uma conversa entre Eduardo Paz Barroso (UFP/LabCom) e Margarida Leitão (ESTC/CIEBA)

20:00
Jantar da conferência





Dia 2 - Sexta-feira, 22 de setembro de 2023

9:00 - 10:30
Mesa 4
Auditório da Biblioteca


Tema: Formação e diálogos com o público: o cinema autobiográfico e a espectadora

Moderação: Sérgio Bordalo Sá
Comunicações:

1. “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do Eu”
(Patrícia Nogueira, UBI/LabCom)
2. “Playing with myself: relato do workshop”
(Cláudia Clemente, cineasta)
3. “Autorepresentação projectada - Espaço íntimo e público no Porto Femme”
(Rita Capucho, Porto Femme Film Festival)

10:30 - 10:45
Pausa para café


10:45 - 12:35
Mesa 5
Auditório da Biblioteca


Tema: O autorretrato como denúncia social

Moderação: Rita Capucho
Comunicações:

1. “Um trajeto pelo imaginário familiar, a partir de O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves”
(Marta Pinho Alves, IPS)
2. “Autobiografia e metodologia autoetnográfica: diálogos e fronteiras”
(Catarina Sales, UBI)
3. “O autorretrato em Raquel Schefer”
(Caterina Cucinotta, URJC/IHC)
4. “Autoficções de Lúcia Murat em Que Bom Te Ver Viva (1989) e Uma Longa Viagem (2011): a performance do vazio e do sentido sobre a memória de um trauma”
(Giovanna Campos, IPL)

12:35 - 14:00
Almoço


14:00 - 15:15
Mesa 6
Apresentação remota


Tema: A escrita de si por documentaristas brasileiras

Moderação: Julia Marques
Comunicações:

1. “A autobiografia no contexto brasileiro do século XX: Uma análise da obra de Olga Futemma”
(Hanna Esperança, USP)
2. “Entre o privado e o público: reflexões sobre o cinema documental autobiográfico de Heloísa Passos”
(Danielle Parfentieff de Noronha, UFF)
3. “Fabulação, memória e imagem de arquivo no filme ensaio autobiográfico: articulações, atritos, invenções”
(Carolina Gonçalves Pinto, USP)

15:30 - 16:45
Mesa 7
Apresentação remota


Tema: Intimidade e reflexão: o corpo mostrado na primeira pessoa

Moderação: Cláudia Clemente
Comunicações:

1. “Um filme por mês: narrativas de um corpo que grita”
(Ianca Oliveira e Dorotea Souza Bastos, UFRB)
2. Paisagens familiares e figurações do banal: deriva, arquivos, rastros e espaços íntimos no cinema em primeira pessoa"
(Angela Prysthon, UFP)
3. “Activismos feministas e cinema: algumas reflexões”
(Carla Cerqueira, ULusófona)
4. “A mulher documentarista como arquivadora da identidade feminina”
(Fátima Chinita, IPL/ICNOVA)

17:00 - 18:30
Mesa 8
Apresentação remota


Tema: Corpo e memória

Moderação: Danielle Parfentieff de Noronha
Comunicações:

1. “A subversão da mulher no vídeo através da performance de si”
(Anna Clara Petracca, UMaia/LabCom)
2. “A nostálgica autobiografia das coisas em Vidas Vencidas de Maria Ondina Braga”
(Carina Infante do Carmo, UAlg/CEC)
3. “A entrevista (Helena Solberg, 1966): a narração recíproca ou os limites da autobiografia”
(Patrícia Sequeira Brás, UC)
CIMA