Conversas com a Natureza II: Pós-fotografia com anthotype
“O presente volume, intitulado Conversas com a Natureza II: pós-fotografia com anthotype, assume-se como desdobramento da tese de doutoramento em Media Artes, apresentada à Universidade da Beira Interior, correspondente ao trabalho de investigação baseado na minha prática artística desenvolvida entre os anos de 2019 e 2023. O processo de escrita dessa tese se abriu a diversas possibilidades de desdobramentos práticos como uma forma de seguir com a pesquisa. Uma delas foi a criação da instalação A terra é o que nos une (2023 – work in process), a outra foi a montagem do filme-ensaio (também em processo) e, por último, aprimorar a versão deste volume.
Trabalhar com o anthotype exige calma; inspirar e expirar segundo os ritmos da natureza. Não tem como acelerar um processo quando se precisa de luz para formar a imagem ou quando os dias que se seguem são de chuva.
A tese que designamos como Conversas com a Natureza através dos pigmentos das plantas: o processo criativo com anthotype, investiga o fazer fotográfico através do processo histórico da fotografia do século XIX, conhecido por anthotype, explorando a maneira como ele entrecruza a fotografia digital, o vídeo e as práticas artísticas instalativas. Tal análise explora o estudo do anthotype em relação à agricultura agroecológica, propondo um abrandamento do ritmo da respiração e dos gestos a partir da exploração da materialidade da fotografia e da componente somática da vida das plantas, caracterizada por um ritmo lento e paciente.
Conversas com a Natureza II surgiu com a proposta de criar um material visual poético-plástico, que tivesse a liberdade de experimentar com as próprias páginas, saindo do modelo mais formal e acadêmico de uma tese. Assim, esse livro denota o percurso ideográfico de minha trajetória artística, contando, ainda, com os textos críticos de meus orientadores, Francisco Paiva e Andréa Brächer.
Neste livro, explora-se uma dinâmica compositiva entre os trabalhos artísticos, os documentos de processo, as fotografias, os vídeos, os deslocamentos criativos e a escrita, com a intenção de possibilitar múltiplos diálogos com o leitor-participador.” (Extracto da Introdução)
AUTORES / EDITORES
COLEÇÃO
ANO DA EDIÇÃO
ISBN