Publicação de Comunicação

CULTURA, PATRIMÓNIO E TURISMO NA SOCIEDADE DIGITAL (VOL. 2): DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Encontramo-nos, no decorrer do século XXI, numa fase muito complexa do ponto de vista cultural, turístico e mediático, na qual interagem vários agentes, destacando os destinos turísticos, cada vez mais diversificados e concorrentes entre si, e os turistas, cuja capacidade para decidir a oferta mais adequada aos seus interesses está diretamente relacionada com o acesso quase ilimitado à informação. Este acesso, de facto, é favorecido e potenciado pelos novos meios e pelas TIC’s, que seriam o terceiro e mais recente elemento da equação. 

Esta monografia, intitulada Cultura, Património e Turismo na Sociedade Digital (Vol. 2): Diálogos interdisciplinares, é constituída por oito contributos de académicos filiados em instituições de ensino superior do âmbito ibérico, relativos às áreas da Comunicação, do Marketing, das Ciências da Cultura e do Turismo. Contudo, os núcleos problemáticos suscitados por esses textos estão intimamente ligados entre si: o turismo e a cultura, o turismo e os meios sociais, o poder do utilizador, a motivação turística e, finalmente, a sustentabilidade e o “sobreturismo”.

 

AUTORES / EDITORES

Valeriano Piñeiro-Naval e Paulo Serra (Eds.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2019

ISBN

978-989-654-580-2

Índice

Introdução - Algumas questões e controvérsias atuais sobre o turismo cultural - 9
Paulo Serra & Valeriano Piñeiro-Naval

Evolución del concepto de animosidad en turismo: una aplicación en España - 25
Sara Campo & María Dolores Álvarez

Elementos a considerar en el despliegue de marcas territoriales. Hacia la concreción de algunos aspectos que definen su éxito o fracaso en base a su efectiva implementación - 47
Jordi de San Eugenio Vela & Xavier Ginesta Portet

Turismo e Cultura: Que Relação? - 69
Noémi Marujo

Que «coisa» é a cultura? Algumas notas sobre a relação entre cultura e património - 83
Urbano Sidoncha

Turismo Inteligente (Smart Tourism e Smart Cities): desafios à Interioridade - 107
Teresa Antas de Barros

Planificar la comunicación digital de un destino turístico. El perfil profesional: formación, funciones y herramientas de trabajo - 127
Francisco Javier Paniagua Rojano & Assumpció Huertas

Estudo do Discurso Patrimonial Autorizado dos concelhos portugueses na Internet - 159
Valeriano Piñeiro-Naval & Paulo Serra

Sobre os autores - 187
cima