Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

CULTURA, PATRIMÓNIO E TURISMO NA SOCIEDADE DIGITAL (VOL. 2): DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Encontramo-nos, no decorrer do século XXI, numa fase muito complexa do ponto de vista cultural, turístico e mediático, na qual interagem vários agentes, destacando os destinos turísticos, cada vez mais diversificados e concorrentes entre si, e os turistas, cuja capacidade para decidir a oferta mais adequada aos seus interesses está diretamente relacionada com o acesso quase ilimitado à informação. Este acesso, de facto, é favorecido e potenciado pelos novos meios e pelas TIC’s, que seriam o terceiro e mais recente elemento da equação. 

Esta monografia, intitulada Cultura, Património e Turismo na Sociedade Digital (Vol. 2): Diálogos interdisciplinares, é constituída por oito contributos de académicos filiados em instituições de ensino superior do âmbito ibérico, relativos às áreas da Comunicação, do Marketing, das Ciências da Cultura e do Turismo. Contudo, os núcleos problemáticos suscitados por esses textos estão intimamente ligados entre si: o turismo e a cultura, o turismo e os meios sociais, o poder do utilizador, a motivação turística e, finalmente, a sustentabilidade e o “sobreturismo”.

 

AUTORES / EDITORES

Valeriano Piñeiro-Naval e Paulo Serra (Eds.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2019

ISBN

978-989-654-580-2

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - Algumas questões e controvérsias atuais sobre o turismo cultural - 9
Paulo Serra & Valeriano Piñeiro-Naval

Evolución del concepto de animosidad en turismo: una aplicación en España - 25
Sara Campo & María Dolores Álvarez

Elementos a considerar en el despliegue de marcas territoriales. Hacia la concreción de algunos aspectos que definen su éxito o fracaso en base a su efectiva implementación - 47
Jordi de San Eugenio Vela & Xavier Ginesta Portet

Turismo e Cultura: Que Relação? - 69
Noémi Marujo

Que «coisa» é a cultura? Algumas notas sobre a relação entre cultura e património - 83
Urbano Sidoncha

Turismo Inteligente (Smart Tourism e Smart Cities): desafios à Interioridade - 107
Teresa Antas de Barros

Planificar la comunicación digital de un destino turístico. El perfil profesional: formación, funciones y herramientas de trabajo - 127
Francisco Javier Paniagua Rojano & Assumpció Huertas

Estudo do Discurso Patrimonial Autorizado dos concelhos portugueses na Internet - 159
Valeriano Piñeiro-Naval & Paulo Serra

Sobre os autores - 187
cima
PT