PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade

João Figueira é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Letras é professor e onde foi, até dezembro de 2022, diretor do Mestrado em Jornalismo e Comunicação. Investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) e investigador associado do Observatório do Populismo do Século XXI, é autor de vasta bibliografia publicada em Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido, nas áreas do Jornalismo e da Comunicação. “Historia dos Media e do Jornalismo”, “Democracia, populismos e jornalismo”, “Jornalismo e literatura” são áreas do seu interesse de estudo e pesquisa.

Este é o quinto livro que publica sobre jornalismo e aquele onde leva mais longe as suas reflexões acerca dos dilemas e do papel da informação na contemporaneidade. Joaquim Fidalgo, que assina o Prefácio, considera, aliás, que “para uma melhor compreensão do que está em causa no jornalismo hoje, e para uma maior mobilização do esforço coletivo que se impõe no sentido de o melhorar todos os dias, em todas as plataformas, o presente livro de João Figueira é um manancial de preciosos contributos”.

Antes de se ter dedicado, em 2006, exclusivamente à vida académica, foi jornalista durante cerca de duas décadas, a maior parte das quais ao serviço do Diário de Notícias. Entre os vários prémios e distinções que recebeu, sobressai o Prémio de Reportagem-Imprensa atribuído em 1999, pelo Clube Português de Imprensa.

AUTORES / EDITORES

João Figueira

COLEÇÃO

Livros de Comunicação