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Investigador Responsável: Francisco Paiva

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Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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Publicação de Artes

DESIGNA 2013 – INTERFACE

INTERFACE (s.f.) pressupõe, desde logo, um processo de interacção. É um conceito de conexão vulgarmente empregue na informática, electrónica, artes e comunicação, progressivamente em sentido mais virtual que material. Fenómeno óptico e háptico, eminentemente sinestésico, a interface expande a experiência
e aumenta o sentido do real. Impõe-se culturalmente pelas múltiplas ligações e mediações tecnológicas e meta-tecnológicas que opera, conjugando opostos: o transparente e o opaco, o super cial e o profundo, o linear e o complexo.

As interfaces mais comuns baseiam-se em elementos visuais que executam comandos num dado sistema, software, rede ou dispositivo. Dependem do utilizador e transferem informação entre diversos domínios numa dada plataforma, xa ou móvel. O design de interfaces trata precisamente do desenvolvimento

de métodos, sistemas e objectos vocacionados para a conexão e a comunicação de seres humanos entre si, com e através das máquinas, em regra recorrendo a dispositivos visuais (GUI – Graphic User Interface) que articulam as componentes estéticas, funcionais e tecnológicas. A investigação neste domínio tem progredido muito, encontrando-se referências a interfaces em sentido gurado, literal ou analógico.

Sendo o design de interfaces uma actividade enquadrada por diversas normativas e convenções, convoca igualmente o conhecimento das condições culturais e a formação dos utilizadores potenciais. Qualquer interface possui a sua dinâmica própria, no modo como estabelece e opera a transição ou a comutação entre necessidades e meios, podendo ser avaliado pela sua e cácia e e ciência, tanto

na perspectiva de quem as comanda como de quem as utiliza. Os parâmetros relevantes para essa avaliação passam necessariamente pela claridade e consistência da informação e das instruções. A preocupação com os aspectos funcionais e estéticos dos diversos dispositivos (devices) evoluiu para preocupações mais intangíveis que embora progressivamente conotadas com os ecrãs, são extensíveis aos âmbitos do design de comunicação e de produto e às diversas especialidades que neles colaboram ou intervêm com as suas competências especí cas.

A ideia de interface, enquanto potencial de mediação é, pois, próxima da de infra- estrutura, de rede (network) e sobretudo da capacidade de relacionar, transferir ou condicionar informação ou energia, de interagir com outros sistemas ou objectos. Na era da cibernética e da electrónica, em que se ensaiam novos modelos de “presença”, as interfaces catalisam as relações entre mundos que alteram o real e nos transformam enquanto pessoas. A generalidade das actividades humanas são hoje quase interdependentes e impensáveis sem tais dispositivos hipertextuais ou hipervisuais, simultaneamente acumuladores, distribuidores e geradores de sentido e de capacidades individuais e colectivas.

Interface é, pois, um conceito polissémico capaz de reposicionar a fronteira entre
a natureza e o artifício, de fazer colapsar o paradigma mecânico por uma espacio- temporalidade difusa. Ao adoptar a ideia de interface como tema da sua terceira edição, a DESIGNA 2013 convoca uma plêiade de contributos provenientes das artes, do design, da arquitectura e das artes plásticas, dando-lhes a possibilidade de se intersectarem com outros domínios pro ssionais, cientí cos e tecnológicos.

Mantendo a sua lógica matricial, a DESIGNA propõe-se debater esta temática a partir de seis painéis: Comunicação, Multimédia, Produto, Moda, Teoria e Ensino, convidando ao envio de propostas originais, a integrar no programa nal sob forma de comunicação ou projecto.

Preço da edição impressa: € 24

AUTORES / EDITORES

Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2014

ISBN

978-989-654-141-5

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Índice

19

INTERFACE

Francisco Paiva, Catarina Moura




25

NÓS E ELES

Jorge Silva




27

O LIVRO NO MUNDO DIGITAL

Marta Borges




35

TENDÊNCIAS DO DESIGN DE INTERAÇÃO

Herlander Elias










COMUNICAÇÃO COMMUNICATION




55

MORO AQUI AO LADO: PROJETO DE INTERFACE PARTICIPATIVA ENTRE A FOTOGRAFIA E O DESIGN

Maria Inês Amaral Maniés Lourenço




67

APLICAÇÃO DO PROCESSO DE META- DESIGN AO LOGÓTIPO DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP

Tiago Carrola, Denis Coelho




73

O USO DE ELEMENTOS FRACTAIS NA COMUNICAÇÃO GRÁFICA: MAIOR EFICÁCIA?

Stefan Rosendahl, André Correia, Joana Baptista




81

A IMPORTÂNCIA DA COR: A COR NO DESENHO DE PROJECTO DE ARQUITECTURA

Natacha Moutinho, Maria Durão




83

THE DISCOURSES OF ALTERITY EMERGING FROM THE COLLABORATIVE CREATION OF THE SIMULATED ENVIRONMENT FOR THEATRE

Sandra Gabriele, Stan Ruecker, Jennifer Roberts- -Smith, Teresa Dobson, Stéfan Sinclair, Omar Rodriguez, Shawnathan DeSouza-Coelho




87

INTERFACE DESIGN ON MOBILE PHONES: THE DELIMITATION OF THE PUBIC & PRIVATE SPHERES

Ana Serrano Tellería




109

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS IMAGENS DOS INTERFACES

Lino Fernandes




111

O CONTRIBUTO DOS NOVOS MEDIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA LIBERDADE DE ESCOLHA INFORMADA NA SAÚDE: O CASO SAFIRA ÍRIS

Nuno Duarte Martins, Heitor Alvelos, Rita Espanha, Daniel Brandão




117

MUSEU DO RESGATE: PLATAFORMA PARA A AGREGAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE VALOR PATRIMONIAL DE VÍDEOS AMADORES DO QUOTIDIANO

Daniel Brandão, Heitor Alvelos, Nuno Duarte Martins










MULTIMEDIA




125

CÓDIGO PARA CRIATIVOS

João Dessain Saraiva




131

VISUAL ARCHIVES: NEW INFOGRAPHIC INTERFACES

Marta Fernandes, Bruno Giesteira, Alexandra Ai Quintas




143

CARACTERÍSTICAS PROJETUAIS DO M-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓTICA DO DESIGN DE INTERAÇÃO

Filipe Maciel Gonçalves, Tobias Mulling




153

O OBJECTO IMPRESSO ENQUANTO INTERFACE NÃO DIGITAL

Marco Neves




163

A INTERFACE NA PERCEPÇÃO DE CONFIANÇA E CREDIBILIDADE NA E-HEALTH

Andreia Pinto de Sousa, Ana Margarida Pisco Almeida




169

STORIES OF CHAIRS: O DESIGN E OS MEDIA DIGITAIS PARTICIPATIVOS COMO INTERFACE DA CULTURA LOCAL A UMA ESTÓRIA GLOBAL

Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelos




173

BIOFEEDBACK INTERACTION DESIGN FOR DIGITAL STORYTELLING: AN INTERACTION DESIGN FRAMEWORK FOR ANALYSES OF HYPER-FILM NARRATIVE CONTENT USING AFFECTIVE PHYSIOLOGICAL DATA

Luís Frias




177

VERSIONING CLASSIC RETRO VIDEO GAMES (A CASE STUDY)

Pedro Cardoso, Miguel Carvalhais










PRODUTO PRODUCT




185

EQUIPAMENTO URBANO: INTERFACE NA CIDADE DE TODOS PARA TODOS

Joana M. Magalhães Francisco, Rute Gomes




191

DESIGN AS MEDIATION

Heath Reed, Andrew Stanton, Simona Francess




209

ESTUDO DOS ARTEFACTOS ANÓNIMOS PORTUGUESES: COMO PODEM INFLUENCIAR O DESIGN CONTEMPORÂNEO?

Ana Afonso, Rui Roda




213

FIBRAS SUSTENTÁVEIS UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO

Regina Sanches, Maria Silvia Held, João Paulo Marcicano




215

MOBILIÁRIO DOMÉSTICO: HABITAÇÃO COMO INTERFACE PARA UMA FAMÍLIA EM CONSTANTE MUDANÇA

Rute Gomes, Joana M. Magalhães Francisco




221

ECODESIGN E USABILIDADE NO REDESIGN DE PRODUTOS DE USO QUOTIDIANO

Ana Sousa, Paulo Simões, Álvaro Sampaio




229

DESIGN E MEDIAÇÃO CULTURAL

Vânia Polly, Lívia Tatiana Oliveira










MODA FASHION




235

ETIQUETAS TÊXTEIS COM A INTEGRAÇÃO DE SÍMBOLOS PARA INTERPRETAÇÃO DE CORES EM PADRÕES PELOS DALTÓNICOS

Filipa Craveiro, José Lucas




243

CONTRIBUTION OF DESIGN TO THE DEVELOPMENT OF ALTERNATIVE MEDICAL CLOTHING

Lucas Bernardes Naves, Nuno Belino, Maria José Geraldes, Roshan Paul, Marolda Brouta Agnésa




277

FASHION AS COMMUNICATION AND INFORMATION METHOD: ANALYTICAL AND APPLIED STUDY OF EGYPTIAN FASHION IN LIGHT OF RECENT POLITICAL CHANGES

Rehab Hassaan




291

TÊXTEIS CONDUTORES: INTERFACE EMERGENTE ENTRE O INDIVÍDUO E O AMBIENTE

Catarina Lopes, Caroline Loss, Rita Salvado, Pedro Pinho, Ricardo Gonçalves, Fernando Velez, Jorge Tavares, Henrique Saraiva, Norberto Barroca




299

MODA E ARQUITETURA: O QUE ME TOCA COVILHÃ

Solange Fernandes, José Lucas




301

VESTUÁRIO A PARTIR DO DESIGN INCLUSIVO: INTERFACE ENTRE O SUJEITO COM DEFICIÊNCIA E A INCLUSÃO SOCIAL

Bruna Brogin, Vilson João Batista, Eugenio Andrés Díaz Merino, Luiz Salomão Ribas Gomez




307

A INTERFACE COMO MEIO DE ‘TORNAR COMUM’

João Barata, Rui Miguel




313

MANIPULAÇÃO DE SUPERFÍCIES TÊXTEIS: INTERFERÊNCIAS NA ESTRUTURA TÊXTIL DO BUREL, MODIFICANDO TRIDIMENSIONALMENTE A SUA SUPERFÍCIE

Ana Luiza Olivete, Rita Salvado, Maria Silvia Barros de Held, Regina Aparecida Sanches




317

A PELE: UMA INTERFACE NATURAL

Brígida Ribeiros




325

A STUDY FOR A FUTURE DEVELOPMENT OF GARMENTS WITH EMBEDDED TEXTILE SENSORS WHOSE FUNCTION IS TO PREVENT BAD BACK POSTURE

Priscila Borges Franco, Rita Salvado, Pedro Araujo




327

TECNOLOGIA,DESIGN E SUSTENTABILIDADE APLICADO A ACESSÓRIOS DE MODA

Ana Margarida Fernandes




329

A ARTE, O DESIGN, A MODA, A CRIAÇÃO E O CONSUMO NA PÓS-MODERNIDADE Sílvia Barros de Held,

Regina Aparecida Sanches, João Paulo Marcicano










TEORIA THEORY




333

VIVER ATRAVÉS DA LENTE: UM NOVO INTERFACE SOCIAL OU A FORMA CONTEMPORÂNEA EXPERIENCIAR O REAL?

David Santos




343

ECRÃ / MUNDO OU INTER / FACE: DA IMAGEM-MAPA À IMAGEM-LÍBIDO

Luis Miguel Nunes da Silva Loureiro




351

STAR SYSTEM Y MUJER: ANÁLISIS DE LAS REPRESENTACIONES DE LO FEMENINO EN COLOMBIA A PARTIR DE LAS IMÁGENES QUE CIRCULARON EN REVISTAS (1930-1940)

Claudia Angélica Reyes Sarmiento




353

THE SHAPE OF LIVE THAT NEVER CAME: A SPECULATIVE APPROACH TO THE FUTURE OF LIVE MUSICAL PERFORMANCE

Pedro J S V Oliveira




361

A PROTECTED LIFE: SPECULATIONS ON OBJECT-MEDIATED RELATIONSHIPS

Luiza Prado




369

ANÁLISE DA MANUFACTURA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN SISTÉMICO

Tiago Carrola, Denis Coelho,

Ana F. Covuvinhas




375

O EFEITO DA DINÂMICA DE GRUPO NA CRIATIVIDADE DOS DESIGNERS (1.a PARTE): APRESENTAÇÃO DO ESTUDO EXPERIMENTAL E ANÁLISE DA NOVIDADE

Maria de Fátima Lanhoso Vieira, Denis Coelho




387

O EFEITO DA DINÂMICA DE GRUPO NA CRIATIVIDADE DOS DESIGNERS (2.a PARTE): ANÁLISE DA VARIEDADE E CONCLUSÃO

Maria de Fátima Lanhoso Vieira, Denis Coelho




399

PROPÓSITO EXPERIMENTAL. EL INTERFAZ ESPACIAL DE JORGE OTEIZA

Jorge Ramos Jular




407

INTERFACE MODA E ARTE NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COLECÇÕES

Alexandra Cruchinho




417

NARRATIVE WAYS OF DESIGNING

José Manalvo




427

CULTURA MATERIAL E MEMÓRIA NO DESIGN E PRODUÇÃO ARTESANAL

Andreia Costa, Marcelina das Graças de Almeida, Adriana Dornas




433

ENTREFACE, UMA OUTRA ABORDAGEM AO DESIGN. OU, DE COMO SE APROPRIA O CONCEITO DE DESIGN COMO INTERFACE DE GUI BONSIEPE PARA DISCUTIR A MEDIAÇÃO PELO DESIGN A PARTIR DE VILÉM FLUSSER

Sara Velez Estêvão




435

NO CONTEXTO DO QUE CHAMAMOS A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Telma Alexandra Morgado Rebelo




441

A GALÁXIA HOLOGRÁFICA: O INTERFACE NA FICÇÃO CIENTÍFICA ACTUAL

Luís Nogueira




443

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, APPROPRIATE TECHNOLOGY, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENTROSAMENTO CULTURAL

Júlio Londrim










ENSINO EDUCATION




453

DESIGN EDITORIAL: LAYOUT DO MANUAL ESCOLAR EM PORTUGAL TRANSFORMAÇÕES GRÁFICAS NOS MANUAIS DE PORTUGUÊS E INGLÊS ENTRE 1980 E 2014

Inês Redondo




469

BASIC DRAWING APPRENTICESHIP THROUGH A VOCATION FRIENDLY METHODOLOGY

Natacha Moutinho, Miguel Bandeira Duarte




479

GRAPHIC DESIGN WORKBOOK: ACTIVITY-BASED ONLINE SELF-EXPLORATORY TOOL

Tina Sleiman, Yunsun Chung-Shin




489

DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR: A NOVA CONTEXTUALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO NA ÁREA DO DESIGN

Maria Guerreiro




495

PALOPAS-UMA INVESTIGAÇÃO EM DESIGN NO DESENVOLVIMENTO NUM PROJECTO LÚDICO-CULTURAL

Orlanda Maria Vieira de Almeida Matos, Ana Curralo




501

NÃO VER PARA CRER: PROJETO ACADÉMICO DE DESIGN DE PRODUTOS

João Martins, Luis Mota




511

CURRICULAR LEARNING CURVES: GRAPHIC DESIGN AND INTERACTIVITY

David Gelb




519

FUTURE DESIGNERS: EXPLORING THE INTERFACE OF A CRITICAL DESIGN PEDAGOGY

Aidan Rowe










POSTERS




533

MODA ENQUANTO INTERFACE SOCIAL

Ana Amaro




539

PUBLICIDAD TURÍSTICA. USO DE LA ARGUMENTACIÓN Y LA IMAGEN PARA ATRAER VISITANTES AL DESTINO HUELVA

Cinta Ma Cano-Figueroa




541

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO SISTEMÁTICO DE FERRAMENTA DE CORTE MANUAL DE APARAS NA PRODUÇÃO DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP

Tiago E. P. Carrola, Denis A. Coelho




543

A BELEZA FEMININA E HOLLYWOOD: A INFLUÊNCIA DO CINEMA NO SÉCULO XX

Luciana Iwamoto, Laura Mello de Mattos Anacleto, Natália Castelli Bulzoni, Maria Sílvia Barros de Held




545

MODA CARIOCA: HISTÓRIA DE PRODUTORES DE MODA COMO SUBSÍDIO PARA A IDENTIDADE DE PRODUTO

Vânia Polly










PROJECTOS PROJECTS




549

MUSH_ERYNGII_OAK_08

Raul Pinto, Miguel Carvalhais,Paul Atkinson




551

PRIMARY INTERACTIONS IN RELATION BETWEEN MAN AND MACHINE – SOUND AND COLOR APPLIED TO A AGV FOR AN HOSPITAL ENVIRONMENT

André Faustino, João Miranda




555

PARAÍSO: UM LUGAR UTÓPICO OU NÃO

Gabriela Jobim




557

FEIXES DE ILUSÃO

Lila Maciel e Maiara O. Santos




559

MHEALTH & SPORTS INNOVATION

Micael Costa, Horácio Rodrigues Samuel Alves, Simão Mota




563

REVISTA I.E. – ISTO É

Ana Salomé Lourenço, Cláudia Medeiros, Diogo Silva Fernanda Cavalheiro, Miguel Sanches Ricardo Tavares




565

INTERFACE: CRIATIVIDADE NOS DESIGNERS DE MODA

Raquel Cruz
cima
PT