Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Artes

DESIGNA 2014 – DESEJO

O tema inspirador da 4ª edição da DESIGNA consiste na relação do Design com o Desejo.

A questão do Desejo surge nas políticas públicas dedicadas às artes e à indústria de forma explícita na sequência da necessidade de reagir à concorrência de produtos estrangeiros mais apetecíveis aos consumidores. A diversidade da oferta de distintos produtos para a mesma função acrescenta à qualidade intrínseca dos objectos a necessidade de distinção e de persuasão em parâmetros como sentido de pertença, poder de compra, grupo social, género e expectativa simbólica. A sujeição ao Desejo é uma tendência pragmática e inexorável das dinâmicas capitalistas, em que se disputa a margem da liberdade de escolha e a expressão da individualidade. Sob a óptica do Desejo, o Design vincula-se à comunicação e mediação, numa espécie de metafísica do concreto em que a capacidade de criar, promover, consumir e usar bens e serviços tende a recentrar a experiência estética.

O apelo à imaginação, quando não ao prazer, perpassa todos os domínios do Design. Paradoxalmente, tais apelos almejam uma posição de lealdade e de vinculação, a que nem as plataformas electrónicas e os novos meios escapam. O Desejo e a imaginação funcionam como processos elaborados de predicação que revelam o substracto cultural, a partir de um sem-número de narrativas e de ficções, fontes de aprendizagem e de partilha de conhecimento.

Tal cosmogonia, associada a um certo epicurismo da vida contemporânea, é passível de questionar as humanidades, mas também as vertentes mais tecnológicas do Design, trazendo pontos de vista cruzados sobre a prática e a teoria do Design, mas também sobre a moral cívica e as políticas do corpo.

Preço da edição impressa: € 22

AUTORES / EDITORES

Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2015

ISBN

978-989-654-183-5

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

13
DESEJO
Francisco Paiva, Catarina Moura


15
DESIRE
Francisco Paiva, Catarina Moura


17
THE FISH ROTS FROM THE HEAD DOWN
Paschalis Paschalis


23
OS DESEJOS DA PUBLICIDADE
Sandra Balonas


25
TEU CORPO VISUAL MEU DESEJO CARNAL – A VISUALIZAÇÃO DA FIGURA HUMANA E SUA ARTICULAÇÃO GRÁFICA NO OBJECTO DE DESIGN EDITORIAL PARTINDO DE KAREL TEIGE
Jorge dos Reis


37
CORQUE DESIGN: DESIGNING LIVING OBJECTS
Ana Cristina C. M. Mestre


57
PROMOÇÃO DE DESEJO EM EDITORIAIS DE MODA
Alexandra Cruchinho


59
AS MÁQUINAS DOS DESEJOS
Ana Leonor M. M. Rodrigues


COMUNICAÇÃO COMMUNICATION


65
NÃO SE DESEJA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE
Ana Lopes Gaspar


71
O DESIGN DE ÍCONES NO QUADRO DAS ESPECIFICIDADES DO INDIVÍDUO SÉNIOR: ATENUAR OS EFEITOS NEFASTOS DO ENVELHECIMENTO NA DESCODIFICAÇÃO DOS SEUS SIGNIFICADOS.
Leonardo Pereira, Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins


85
“LONGE DA VISTA, LONGE DO CORAÇÃO”. O DESIGN COMO “ÂNCORA” VISUAL E ELEMENTO AGREGADOR DA ATIVIDADE MUSEOLÓGICA.
João Gomes de Abreu


95
O JOGO DE TABULEIRO E AS SUAS RELAÇÕES CULTURAIS
Amélia Marisa Gonçalves lopes


97
O EFEITO AMBIVALENTE DOS MEDIA PARTICIPATIVOS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins,Leonardo Pereira


107
EL DESEO IMPOSIBLE DEL ARTÍSTA
María del Carmen Bellido-Márquez


119
O LIVRO HÍBRIDO/VISUAL COMO OBJECTO DE DESEJO
Sofia Rodrigues


131
SLB: QUANDO O DESPORTO SE TORNA RELIGIÃO.


Ivone Ferreira, Claúdia Pinto, Victor Silva, Miguel Gouveia, Adriana Trindade, António Sanganha


141
PLENITUD DE LA EXPERIENCIA EN EL DISEÑO EDITORIAL. UN ANÁLISIS DESDE LA COMUNICACIÓN ANALÓGICA Y DIGITAL EN FUNCIÓN DEL GRADO DE INTERACCIÓN ENTRE LA ORGANIZACIÓN Y LAS PERSONAS
José Rafael González, Carlos Dussan, Pablo Gómez


MULTIMEDIA


155
A DISCIPLINA DE ANTEPROJETO E O SEU CONTRIBUTO NA LIGAÇÃO DA ACADEMIA AO MERCADO DE TRABALHO
Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão, Leonardo Pereira


163
FASHION ACOUSTICS: A SYNTHESIS BETWEEN WEARABLE COMPUTERS AND MUSICAL INSTRUMENTS FOR TRANSFORMING COMMODITIES INTO CREATIVE TOOLS FOR LIVE-ART RESEARCH
Alexandra Murray, Andrew Johnston, Sam Ferguson


169
EMOTION AND MOBILE DEVICES
Ana Serrano Tellería


177
POLIVIS: FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO PARA ANÁLISE DE INFORMAÇÃO POLÍTICA
Mécia Sá, Miguel Carvalhais, Francisco Providência


193
OBJECTS OF STORYTELLING: FUTURE INTERFACES OF TOMORROW
Jose Silva


PRODUTO PRODUCT


203
A INFLUÊNCIA DO DESIGN DO MOBILIÁRIO URBANO PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS
Beatriz Chimenti, Ivete Farah


207
MOBILIÁRIO URBANO EM CIDADES HISTÓRICAS: DESIGN COMPARATIVO RIO DE JANEIRO “VERSUS” LISBOA.
Eder Donizeti da Silva, Adriana Dantas Nogueira


217
DESIGN AND THE CONSTRUCTION OF CORPORATE IMAGE: THE CASE OF VIANAGRÉS
Pedro Oliveira, Liliana Soares, Manuel Ribeiro


225
REPRESENTATIONS OF SUBCULTURAL IDENTITY: A STUDY ON VEHICLE MODIFICATION IN TURKEY
Elçin Tezel


235
COMMERCIAL PACKAGE DESIGN EVALUATION FORMULA WITH THE USE OF EYE TRACKING EQUIPMENT
Paschalis Paschalis


245
DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE UNIDADES AGRÍCOLAS DE ESTRUTURA MODULAR
Rui Tavares, Álvaro M. Sampaio, Paulo Simões


257
A IMPORTÂNCIA DO PACKAGING DESIGN NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: O CASO DE ESTUDO DO AZEITE VIRGEM EXTRA GOURMET
Abílio J. Meira, Nuno Duarte Martins, Sérgio Dominique Ferreira


267
ABRIGO MÍNIMO DE APOIO AOS PEREGRINOS NO CAMINHO PORTUGUÊSDE SANTIAGO DE COMPOSTELA
José Pimenta, Álvaro M. Sampaio, Paulo Simões


277
[NON] GENDERED DESIRES: QUEER POSSIBILITIES IN DESIGN
Ece CANLI


289
REDESENHO DO PRODUTO, DA COMUNICAÇÃO E DOS SERVIÇOS DA NCP NA PERSPETIVA DA INTEGRAÇÃO VERTICAL DO DESIGN
Eduardo Noronha, Francisco Providência, Mónica Oliveira Correia


293
HOW DO WE RELATE TO UNCONVENTIONAL ARTIFACTS? DESIGNING WITH BIOLOGICAL GENERATIVE SYSTEMS AIMED AT CUSTOMIZATION.
Raul Pinto, Miguel Carvalhais, Paul Atkinson, Miguel Vieira


301
PLEASE, NO MORE GREY SCALES AMBIENCES AT WORKPLACE ENVIRONMENTS
Cristina Caramelo Gomes, Sandra Preto


305
BIODESIGN: PARA ALÉM DO DESIGN BIO-INSPIRADO
Denis Alves Coelho, Ana Rita da Silva Vieira


315
GESTÃO ESTRATÉGIA DO DESIGN PARA UM PARQUE DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO BASEADO NO MODELO TRIPLE HELIX
Eduardo Araujo, João Mota, Filipe Teles


MODA FASHION


327
O DESIGN COMO MEDIADOR DE CULTURA NA DEFINIÇÃO DE UM SISTEMA DE ÓCULOS COM SINGULARIDADE
Joana Vieira, João C.C. Abrantes, Liliana Soares


329
O DESIGN COMO MEDIADOR PARA A CRIAÇÃO DE UM PRODUTO DE CALÇADO ENTRE CULTURA INDUSTRIAL E CULTURA ARTESANAL
Pedro Ribeiro, Helena Santos, Ermanno Aparo


335
A RENDA DE BILROS DE PENICHE: DO DESCASO AO DESEJO
Isabel Bieger, Cristina Carvalho


345
O QUIMONO E A MODA EUROPEIA
Luciana Iwamoto, Maria Sílvia Barros de Held, Laura Mello de Mattos Anacleto, Fabíola Mastelini Meciano


355
A QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA NA TERCEIRIZAÇÃO DA MVM - MANUFATURA DO VESTUÁRIO DE MODA.
Camila Vitorino Marcelo


365
A ARTE, O DESIGN, A MODA E A CRIAÇÃO HOJE: INTERFACES
Sílvia Barros de Held, Regina Sanches, João Paulo Marcicano, Isabel Cristina Italiano


375
DESEJO DE PASSADO: A NOSTALGIA NA MODA DO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Brígida Ribeiros


TEORIA THEORY


379
THE SEDUCTIVE CHARACTER OF DESIGN TOOLS
Lena Hammes


389
ON A DESIRE IN UNDERSTANDING DESIRE.
Joerg Becker


393
IKEA’S SEDUCTIVE INTERIORS
Sara Kristoffersson


397
AESTHETICS AND EROTICS OF DESIGNED THINGS
Keith Russell


411
INOVAÇÃO E O PARADOXO DO DESEJO
Patrícia Wielewicki, Ricardo Zimmemann


425
RITUALS OF SEDUCTION FOR A BIOMIMETIC OF ANIMAL BEHAVIOR IN THE POST-DIGITAL ERA
Pedro Bandeira Maia, Nuno Dias, George Stilwell


437
A ORNAMENTAÇÃO É UM NORMAL APETITE HUMANO
Miguel Bandeira Duarte


439
DESIGN EU QUERO, DESIGN EU POSSUO!
R. Filipe Cardoso C., Catarina A. Ferreira C.


449
CIDADE: DESÍGNIO, DESIGN E DESEJO
Bartolomeu Paiva


457
O DESIGN E A METAMORFOSE DO MUNDO
André Barata


461
ANTES ERA O DESEJO DO SUJEITO: GENUINIDADE E AUTENTICIDADE, HOJE É O PENSAR QUE SEMPRE É PRECISO DESEJAR, ATÉ MESMO O DESEJO: ALIENAÇÃO, EXTERIORIDADE E EXPROPRIAÇÃO.
Lina Raquel Marinho


471
O CORPO, O OLHAR E O ANSEIO: O RECONHECIMENTO DO DESEJO EM SARTRE E LACAN.
Ana Claudia Cergol


ENSINO EDUCATION


481
THE WORLD OF CHILDREN
Filipa Alexandra Delgado Craveiro, José Mendes Lucas


493
A DESIGN THINKING APPROACH TO LEARNING BUSINESS ANALYSIS IN BUSINESS INFORMATION SYSTEMS
Sorcha Holohan, Keelin Leahy, Adam DeEyto


503
ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE, POR MEIO DA ESTAMPARIA TÊXTIL
Aymê Okasaki, Antonio Kanamaru


513
A FAIT ACCOMPLI? DESIGN ACTIVISM AND BRAND IN DESIGN EDUCATION
Brian DeLevie


PROJETOS PROJECTS


519
QUARENTA E OITO DEZASSETE
Noca Ramos


521
TUNING E ECO DESIGN: ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE VEÍCULOS DA CLASSE ECONÓMICA ATRAVÉS DO DESIGN AERODINÂMICO
Daniel Bacelar Pereira


523
OS PACIÊNCIAS. PROCESSO CRIATIVO DE UMA ANIMAÇÃO 3D
Márcio Filipe Silva


525
BACK TO EARTH. VÍDEO-CLIP DE ANIMAÇÃO
João Inácio


527
REVISTA I.E. ANA SALOMÉ LOURENÇO, BRUNO GOMES, MIGUEL SANCHES, RICARDO TAVARES, RITA OLIVEIRA


529
ECOPROJECT, WEBDOCUMENTÁRIO
Fábio Luís


531
BOMBART: TRADICIONALMENTE DIGITAL
Catarina Nobre, Edgar Fernandes, Linda Redondo
PT