DESIGNA 2018
A sétima edição da DESIGNA assume o escopo de promover a discussão e dar visibilidade à investigação sobre a relação que o Design estabelece com o Território, nas suas múltiplas e complexas vertentes.
O Design interage com o Território, sendo-lhe reconhecido o papel crucial que desempenha na valorização dos recursos locais, bem como o seu contributo para a identificação da história, cultura e outros atributos das comunidades onde são gerados os diversos produtos e serviços que projecta. Mas o Design também transforma o território, dado a sua função passar inevitavelmente pela inovação e renovação conceptual dos produtos, dos procedimentos de produção, das estratégias de comunicação e dos serviços associados aos diversos bens. O foco, no Design, é susceptível de alterar a percepção que os distintos agentes de uma determinada cadeia de valor têm sobre o potencial dos distintos territórios, sobretudo pela sua capacidade de integrar diferentes âmbitos da actividade humana, desde a agricultura ao turismo, do artesanato à ciência, da gastronomia à indústria.
O Design contemporâneo e toda a plêiade de conhecimentos e valores a ele associados pode, com facilidade, colocar em diálogo, integrar e explorar dimensões de indivíduos e comunidades outrora subestimados, tanto à escala local como num âmbito mais cosmopolita. O Design altera a vida das pessoas, transforma as rotinas, altera expectativas, abre mercados e, fundamentalmente, tem a capacidade de, através do pensamento e acção projectual que o caracterizam, estabelecer uma relação entre as múltiplas dimensões da produção com as da distribuição e da fruição, local e globalmente, conferindo-lhes um pendor cultural.
É ainda em territórios concretos que se criam oportunidades de transformação, no desenvolvimento de acções e projectos que respondem, a partir da base e de forma participada, aos complexos problemas e constrangimentos decorrentes dos modelos socio-económicos vigentes e progressivamente hegemónicos. Aí, o Design pode definitivamente contribuir para a construção de alternativas. Por outro lado, de certo modo o binómio Design / Território convoca os temas das anteriores edições da DESIGNA, em especial as subordinadas aos temas da Esperança Projectual, da In/Sustentabilidade e da Identidade, ainda que as interfaces multimédia e as componentes do desejo e da errância sejam nele também facilmente reflectidas e detectadas.
Esta 7ª edição da DESIGNA traz igualmente algumas novidades do ponto de vista orgânico. Mantém-se a dupla revisão cega dos resumos e dos artigos completos, que conta agora com uma Comissão Científica renovada. Ampliámos as Comissões Executiva e Científica por forma a fazer face à crescente adesão da comunidade de académicos, investigadores e designers que acorrem ao evento. Optámos por lançar a chamada de artigos e projectos, primeiro sob a forma de resumos, depois no seu formato final, de modo a poder dispor do livro de actas nas próprias datas da Conferência. Partindo das 6 áreas que, ao longo das suas várias edições, estruturaram a DESIGNA, definimos ainda igual número de Grupos de Trabalho / Sessões Temáticas, sob a coordenação de investigadores da UBI que, coadjuvados por delegados externos, contribuirão para, em conjunto, dar forma ao programa final.
AUTORES / EDITORES
COLEÇÃO
ANO DA EDIÇÃO
ISBN