Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Artes

ENSINO SUPERIOR DE ARTES PLÁSTICAS E DESIGN: ANÁLISE DOS PRIMEIROS CICLOS DE ESTUDOS

Com o presente estudo, pretende-se compreender em que medida, e de que modo, os currículos dos cursos de 1º ciclo de Artes Plásticas e Design das Instituições Portuguesas, refletem as preocupações enunciadas por diversos autores quanto às consequências, para a Educação, do desenvolvimento da ciência e da  técnica e da emergência de um novo modelo de racionalidade que equaciona a intersubjetividade e o papel do sujeito na construção do conhecimento e ainda o contexto em que ele é produzido. Também o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) teve consequências ao nível da globalização da informação, intensificando as relações sociais à escala mundial, a que a Educação não pode, nem poderá, ficar indiferente, e o contexto Europeu do Ensino Superior em que estamos integrados, enformado pelos pressupostos da Declaração de Bolonha que concorreram também para a definição do enquadramento conceptual do estudo.

Preço da edição impressa: 8€

AUTORES / EDITORES

Fernando Manuel Raposo

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-742-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 9

1. As Ciências Sociais e as Artes perante o Paradigma Científico - 11
1.1 Globalização, Tecnologia e acesso à Informação - 15
1.2 Principais Tendências Actuais do Ensino das Artes e o Ensino Superior das Artes Visuais em Portugal - 19
1.2.1 Principais Tendências Actuais do Ensino das Artes - 19
1.2.1.1 Sobre a Pedagogia da Bauhaus - 32
1.2.1.2 O modelo de ensino das artes DBAE (Discipline Based Art Education) - 36
1.2.1.3 Arts PROPEL - 38
1.2.2 O Ensino Superior das Artes Visuais em Portugal - 42
1.3 Consequências do Processo de Bolonha - 56

2. Análise Comparativa da Distribuição dos ECTS por áreas científicas dos cursos de Design e de Artes Plásticas - 61
2.1 Opções Metodológicas - 61
2.2 Recolha de Dados - 62
2.2.1 Definição da Amostra - 62
2.2.2 Instrumentos de Recolha de Dados - 62
2.3 O Contexto - 63
2.4 Peso das áreas científicas na configuração dos Planos de Estudo dos cursos de Design - 70
2.4.1 Distribuição das áreas científicas preponderantes dos cursos, pelas unidades curriculares específicas dos cursos e do design - 71
2.5. Peso das áreas científicas na configuração dos Planos de Estudo dos cursos de Artes Plásticas/Pintura e Escultura - 77

3. Planos de Estudos – Análise das estruturas curriculares de Design e Artes Plásticas - 83
3.1 Os Conceitos de competência e objectivo - 83
3.2 Competências a adquirir e a desenvolver no 1º ciclo - 86
3.3 Design – Tipologia e Distribuição dos Conteúdos - 89
3.4 Artes Plásticas – Tipologia e Conteúdos - 94
3.5 Análise comparativa dos conteúdos específicos face aos genéricos - 101

4. Conclusões e considerações finais - 105

5. Bibliografia - 111
PT