Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Artes

ENSINO SUPERIOR DE ARTES PLÁSTICAS E DESIGN: ANÁLISE DOS PRIMEIROS CICLOS DE ESTUDOS

Com o presente estudo, pretende-se compreender em que medida, e de que modo, os currículos dos cursos de 1º ciclo de Artes Plásticas e Design das Instituições Portuguesas, refletem as preocupações enunciadas por diversos autores quanto às consequências, para a Educação, do desenvolvimento da ciência e da  técnica e da emergência de um novo modelo de racionalidade que equaciona a intersubjetividade e o papel do sujeito na construção do conhecimento e ainda o contexto em que ele é produzido. Também o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) teve consequências ao nível da globalização da informação, intensificando as relações sociais à escala mundial, a que a Educação não pode, nem poderá, ficar indiferente, e o contexto Europeu do Ensino Superior em que estamos integrados, enformado pelos pressupostos da Declaração de Bolonha que concorreram também para a definição do enquadramento conceptual do estudo.

Preço da edição impressa: 8€

AUTORES / EDITORES

Fernando Manuel Raposo

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-742-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 9

1. As Ciências Sociais e as Artes perante o Paradigma Científico - 11
1.1 Globalização, Tecnologia e acesso à Informação - 15
1.2 Principais Tendências Actuais do Ensino das Artes e o Ensino Superior das Artes Visuais em Portugal - 19
1.2.1 Principais Tendências Actuais do Ensino das Artes - 19
1.2.1.1 Sobre a Pedagogia da Bauhaus - 32
1.2.1.2 O modelo de ensino das artes DBAE (Discipline Based Art Education) - 36
1.2.1.3 Arts PROPEL - 38
1.2.2 O Ensino Superior das Artes Visuais em Portugal - 42
1.3 Consequências do Processo de Bolonha - 56

2. Análise Comparativa da Distribuição dos ECTS por áreas científicas dos cursos de Design e de Artes Plásticas - 61
2.1 Opções Metodológicas - 61
2.2 Recolha de Dados - 62
2.2.1 Definição da Amostra - 62
2.2.2 Instrumentos de Recolha de Dados - 62
2.3 O Contexto - 63
2.4 Peso das áreas científicas na configuração dos Planos de Estudo dos cursos de Design - 70
2.4.1 Distribuição das áreas científicas preponderantes dos cursos, pelas unidades curriculares específicas dos cursos e do design - 71
2.5. Peso das áreas científicas na configuração dos Planos de Estudo dos cursos de Artes Plásticas/Pintura e Escultura - 77

3. Planos de Estudos – Análise das estruturas curriculares de Design e Artes Plásticas - 83
3.1 Os Conceitos de competência e objectivo - 83
3.2 Competências a adquirir e a desenvolver no 1º ciclo - 86
3.3 Design – Tipologia e Distribuição dos Conteúdos - 89
3.4 Artes Plásticas – Tipologia e Conteúdos - 94
3.5 Análise comparativa dos conteúdos específicos face aos genéricos - 101

4. Conclusões e considerações finais - 105

5. Bibliografia - 111
cima
PT