Publicação de Comunicação

FILOSOFIAS DA COMUNICAÇÃO

Este volume apresenta os textos resultantes do trabalho efectuado no âmbito do projecto interdisciplinar “Filosofia e Comunicação”, financiado pela FCT e que envolveu investigadores do Instituto de Filosofia Prática (IFP) e do Laboratório de Comunicação Online (LABCOM), ambos da Universidade da Beira Interior, e do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa.

Os textos aparecem classificados em cinco grandes grupos, que vão da história à crítica do pensamento comunicacional contemporâneo: A comunicação no pensamento moderno; Comunicação e linguagem; Fenomenologia, hermenêutica e comunicação; Crítica da comunicação; Os limites da comunicação: cepticismo e diferendo.

Preço da edição impressa: € 15

AUTORES / EDITORES

José Manuel Santos, Pedro M.S. Alves, Joaquim Paulo Serra (Orgs.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2011

ISBN

978-989-654-080-1

Índice

«My language is the sum total of myself»: universos dialógicos em Peirce por Anabela Gradim 85

Wittgenstein e a Comunicação por Rui Sampaio da Silva 127

Frases não-declarativas e comunicação nas Investigações Lógicas de Husserl. Notas para uma teoria dos actos comunicativos à luz de Husserl e de Austin por Pedro M.S. Alves 151

III Fenomenologia, hermenêutica e comunicação 185

Alfred Schutz: Algumas notas sobre uma Fenomenologia da Comunicação por João Carlos Correia 187

Gadamer e a Comunicação por Rui Sampaio da Silva 219

IV Crítica da comunicação 247

A Eloquência do Não-dito. Crítica da Comunicação em T.W. Adorno e W. Benjamin por Johann Kreuzer 249

Deleuze: Comunicação e palavra de ordem por Edmundo Cordeiro 281

V Os limites da comunicação: cepticismo e diferendo 301

Comunicação e filosofia em Stanley Cavell: cepticismo, quotidiano e reconhecimento por Rui Bertrand Romão 303

Diferendo e comunicação em Lyotard por José A. Domingues 319
cima