IDENTIDADES FICCIONAIS: NARRATIVAS LITERÁRIAS E TELEVISIVAS
As questões de identidade são, simultaneamente, ancestrais e atuais e, justamente por isso, requerem estudos que as apresentem tanto de modo diacrônico como sincrônico. Esta obra contribui significativamente com esses estudos, notadamente, nos campos das Ciências Sociais e da Comunicação, ao apresentar perspectivas de análises que permitem uma compreensão mais ampla do problema da(s) identidade(s), que se apresenta como um dos grandes desafios a serem enfrentados no início do século XXI.
A escolha do viés ficcional como base para a abordagem do problema contribui, ainda, para enriquecer a análise da construção discursiva de identidades forjadas e problematizadas por narrativas literárias e televisivas, uma vez que a ficção é espelho e (re)criação da realidade que consegue surpreender essa mesma realidade em seu dinamismo.
Os oito capítulos, bem como o Prefácio, fundamentam-se em teorias que abarcam, além de estudos sociais, históricos, de gênero e literário, entre outros, os Estudos Culturais, em suas matrizes anglófonas e latino-americana. Essa característica da obra, em certo sentido, costura as diferentes abordagens por meio do objetivo central do projeto que a concebeu: discutir a identidade de modo interdisciplinar.
AUTORES / EDITORES
COLEÇÃO
ANO DA EDIÇÃO
ISBN