Publicação de Comunicação

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE (VOL. I): JORNALISMO ONLINE

A comunicação online está a revolucionar o modo como damos e recebemos a informação e como comunicamos uns com os outros. Poder-se-ia pura e simplesmente constatar o facto, aceitá-lo como uma alteração decorrente das novas tecnologias da informação e comunicação e, sem questioná-lo mais, assumi-lo como uma premissa adquirida. Contudo, o sentido da ciência está em questionar e problematizar aquilo que nos é dado como facto e compreendê-lo à luz das suas razões, perspectivas e consequências.

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

António Fidalgo, Joaquim Paulo Serra (Org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2003

ISBN

-

Índice

Introdução por António Fidalgo

1

Apresentação por António Fidalgo e Paulo Serra

7

A transmissão da informação e os novos mediadores por Joaquim Paulo Serra

13

Sintaxe e semântica das notícias online. Para um jornalismo assente em base de dados por António Fidalgo

49

Webjornalismo. Considerações gerais sobre jornalismo na web por João Canavilhas

63

Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para debate por Marcos Palácio

75

O online nas fronteiras do jornalismo: uma reflexão a partir do tabloidismo.net de Matt Drudge por Joaquim Paulo Serra

91

Jornalistas e público: novas funções no ambiente online por Elisabete Barbosa

109

O jornalista multimédia do século XXI por Anabela Gradim

117

Convergência e tecnologias em comunicação por Manuel José Damásio

135

Jornalismo online (e) os g´eneros e a convergência por Paulo Bastos

149

Jornalismo na rede: arquivo, acesso, tempo, estatística e memória por Luís Nogueira

159

O ensino do jornalismo no e para o século XX por António Fidalgo

179

O jornalismo na era Slashdot por Catarina Moura

189

Slashdot, comunidade de palavra por Luís Nogueira

199
cima