Publicação de Comunicação

INTRODUÇÃO À RETÓRICA NO SÉC.XXI

A Retórica é a disciplina que estuda o modo como comunicamos persuasivamente com os outros e está presente em tudo o que fazemos, desde comprar um seguro automóvel, passado pelos anúncios de publicidade até à deliberação política. Não obstante ser, por vezes, reduzida a simples actividade empolada e oca, a Retórica é essencial na vida democrática e pilar indiscutível da sociedade civil. Ela é uma contribuição incontornável para o diálogo e o compromisso, sendo uma ferramenta indispensável para ajuizar não apenas a força da eloquência, mas também o rigor do raciocínio e da argumentação.

Nesta Introdução à Retórica no Séc. XXI, Samuel Mateus apresenta os fundamentos da Retórica ao mesmo tempo que os integra nos desafios contemporâneos. Alargando o horizonte persuasivo da Retórica para além da eloquência e do discurso verbal, Mateus explica, de forma rigorosa, mas acessível, a importância que a Retórica assume hoje. Adoptando uma perspectiva comunicativa acerca da Retórica que se situa para lá da sua estrita dimensão histórico-filosófica, Mateus salienta a vitalidade desta disciplina, seja na Retórica Mediatizada, na Retórica Visual, na Retórica Digital, seja ainda na Retórica do Silêncio.
O livro encontra-se dividido em quatro partes: os Fundamentos da Retórica; o Sistema Retórico; Retórica e Comunicação; os Campos de Estudo da Retórica na Actualidade.
Introdução à Retórica no Séc. XXI irá despertar o interesse nos estudantes de Retórica das mais diversas áreas (Ciências da Comunicação, Filosofia, Estudos Clássicos) mas também dos investigadores em Retórica, Filosofia da Linguagem, Teoria da Argumentação, Comunicação Política, Publicidade, Crítica Literária, Comunicação Digital ou Design de Jogos.
Preço da edição impressa: € 14

AUTORES / EDITORES

Samuel Mateus

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2018

ISBN

978-989-654-438-6

Índice

Prefácio - 11

Introdução - 15

Parte I - Os Fundamentos da Retórica - 31

Capítulo Um - Os Atributos Fundamentais da Retórica - 33
A Boa e a Má Retórica - 34
O Carácter Retórico - 36
Características Definidoras da Retórica - 40
Concluindo - 45

Capítulo Dois - A Retórica e as Disciplinas Limítrofes: Dialéctica e Erística - 47
Dialéctica - 47
Erística - 52

Capítulo Três - Breve História da Retórica - 59
A Emergência da Sofística - 63
A Queda da Sofística e a Condenação da Retórica - 66
A Reabilitação da Retórica - 69
Retórica Antiga e Retórica Clássica - 72
Da Idade Média ao Séc. XX - 73
A Renovação da Retórica: a Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca, e o Modelo do Argumento de Toulmin - 78

Parte II - O Sistema Retórico - 87

Capítulo Quatro - O Sistema Retórico - 89
A Dinâmica Retórica - 90
Os Géneros Retóricos - 97
Os Géneros Retóricos são “moldes” da Argumentação - 101
As Provas Artísticas: logos, ethos e pathos - 104
Os Cânones Retóricos - 113

Capítulo Cinco - Formas Argumentativas - 125
Os Elementos do Acordo Prévio - 126
Argumentos Quase-Lógicos - 136
Argumentos Fundados na Estrutura do Real - 140
Argumentos que Fundam a Estrutura do Real - 144
Argumentos por Dissociação - 148
Falácias - 150

Parte III - Retórica e Comunicação - 155

Capítulo Seis - A Retórica Mediatizada - 157
Do Triângulo ao Quadrado Retórico - 161
Dos Auditórios às Audiências - 163
A Erosão Mediática dos Géneros Retóricos - 168
Retórica Mediatizada: Pathos e Ethos - 171

Capítulo Sete - Os Estudos de Comunicação em Retórica - 177
Retórica Visual - 177
Retórica da Publicidade - 180

Capítulo Oito - Análise Retórica - 189
Os Principais Elementos Analíticos - 191
Como fazer uma Análise Retórica - 195

Parte IV - Os Campos de Estudo da Retórica na Actualidade - 209

Capítulo Nove - A Persuasão da (e na) Tecnologia - 211
Captologia: o estudo dos computadores como tecnologias persuasivas - 212
A Retórica Procedimental - 219

Capítulo Dez - A Expansão do Campo Retórico: as outras retóricas - 227
Retórica Digital - 228
Retórica do Silêncio - 232
Retórica e Pragma-Dialéctica - 236

Conclusão - 241

Bibliografia - 247
cima