Evento de Artes

Luz, movimento, espaço.
Atelier de desenho em Realidade Virtual

com Tania de León Yong, UNAM/KHM

Luz, movimento, espaço. Atelier de desenho em Realidade Virtual – O objetivo deste atelier passa por explorar as possibilidades expressivas e narrativas do desenho animado em espaços virtuais e suas possíveis aplicações em curtas-metragens de animação. Na primeira parte do curso, os alunos serão expostos a apresentações sobre explorações artísticas neste campo e também sobre as ferramentas técnicas necessárias. Na segunda parte, cada aluno terá a oportunidade de realizar uma série de exercícios dirigidos e executar um pequeno projecto de animação. Espera-se que os alunos explorem as possibilidades de desenho em realidade virtual, tanto para instalações de RV quanto para produções audiovisuais em formatos convencionais ou interactivos.

Tania de León Yong, investigadora-visitante no âmbito do programa de Residências Científicas Internacionais da UBI, é artista visual de origem mexicana dedicada ao desenho, à gravura e à animação experimental. Foi agraciada com vários prémios, tais como a de Jovens Académicos da Universidade Nacional na área do Ensino das Artes em outubro de 2013. É professora e tutora do Programa de Pós-Graduação em Artes e Design da FAD UNAM, México, tendo ainda leccionado na Universitat Jaume I, em Castellón, Espanha, no Tecnológico de Monterrey, CCM e na Kunsthochschule für Medien Köln, Alemanha. Graduada em Artes Visuais, ENAP UNAM (1998), com Mestrado em Aplicações Multimédia para Internet pela Universidade Politécnica de Valência (2001), Doutoramento em Belas Artes, no programa Componentes Expressivos, Formais e Espácio-temporais da Animação (2005), sendo também Mestre em História da Arte pela Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. Realizou 11 exposições individuais e mais de 50 colectivas, sendo o seu trabalho já foi exibido em bienais, museus e feiras de arte em países como Canadá, Alemanha, Polónia, Inglaterra, Uruguai, Taiwan, Cuba, Argentina, Brasil, Portugal e Espanha. Presentemente, com supervisão de Francisco Paiva, desenvolve um projecto de pós-doutoramento em Media Artes no Grupo de Artes do Labcom / UBI, intitulado “O corpo como instrumento de desenho gestual em ambientes virtuais. Ensaio teórico-prático baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty”.

Francisco Paiva, UBI/Labcom

1 a 30 de Março 2023