Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: OS MEDIA E A EDUCAÇÃO

Este livro reúne experiências e reflexões de académicos e não académicos sobre as potencialidades dos media para envolver e capacitar comunidades. Ao longo destas páginas, encontram-se textos que documentam propostas educativas e cívicas em torno dos media ou refletem sobre as capacidades dos media para trabalhar no seio das comunidades, incluindo as esferas da infância/juventude e/ou dos adultos e seniores.

As metodologias participativas têm uma grande tradição em países da América Latina, de África e da Ásia e estão agora a ser mais usadas na Europa, particularmente, em Portugal. Esta inspiração reflete-se nas diferentes geografias que podem ser encontradas nesta obra, desde Reino Unido, Alemanha ou Brasil, até ao Quénia.

Este livro está dividido em quatro partes. Uma primeira foca-se no projeto que deu mote ao livro, o RadioActive Europe, dando conta das suas práticas em Portugal e noutros países europeus. De seguida, juntamos experiências comunitárias e participativas nacionais e internacionais e, por fim, expomos vários caminhos de reflexão em torno da literacia e dos media.

Preço da edição impressa: € 13

AUTORES / EDITORES

Maria José Brites, Ana Jorge & Sílvio Correia Santos (Editores)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2015

ISBN

978-989-654-232-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Notas biográficas de autores e editores

Introdução


PARTE I – EXPERIÊNCIAS RADIOACTIVAS

1. “Learning through Radio, Learning for Life!”: Notas sobre o desenvolvimento de uma rádio participativa online

Maria José Brites, Sílvio Correia Santos & Daniel Catalão

2. Radio as a Learning Tool: From Sounds of the Bazaar to Radio-Active

Graham Attwell & Dirk Stieglitz

3. RadioActive101: Adapting the ‘space’ of radio as participatory media to promote inclusion, informal learning and employability

A. Ravenscroft, C. Rainey, M.Brites, S. Santos, I. Dahn & J. Dellow

4. RadioActive and Badges

Andreas Auwärter, Ingo Dahn & Angela Rees

5. A aproximação ao mundo da rádio online através das abordagens formal e não-formal

Joana Alves dos Santos

6. A intergeracionalidade e a inclusão digital de grupos socialmente vulneráveis

André Barreira Freitas




PARTE II – PROGRAMAS E PROJETOS COM COMUNIDADES EM PORTUGAL

7. Media e literacia digital, pensamento crítico, criatividade, colaboração e capacitação: A experiência do Programa Escolhas

Paulo Vieira

8. A Rede das Escolas Associadas da UNESCO: Cooperação com as escolas da CPLP

Fátima Claudino

9. A biblioteca escolar e as literacias

Margarida Toscano

10. Segurança digital: Desafios, literacia e participação

Lígia Azevedo & João Carlos Sousa

11. Jornais escolares em Portugal

Teresa Pombo

12. Os jornais escolares ao serviço da participação política

Eduardo Jorge Madureira

13. Potencialidades educativas da rádio em ambiente digital

Mariana Neto Guerreiro

14. A rádio, o som e a infância – o relato de experiências de programas de rádio elaborados por crianças do pré-escolar

Luís Bonixe

15. A rádio aos olhos das crianças: Reflexões em torno de uma experiência numa escola no Dia Mundial da Rádio 2013

Fábio Ribeiro & Luís António Santos

16. Educação para os media numa instituição de solidariedade social: Diálogo entre gerações

Simone Petrella, Manuel Pinto & Sara Pereira

17. Sangue na Guelra: Um retrato cinematográfico do combate ao abandono escolar

Inês Gil




PARTE III – EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS INTERNACIONAIS

18. Antenados: Uma experiência brasileira de metodologia participativa em radioescola

Alexandre Barbalho & Tarciana Campos

19. Olhares do saber e do fazer: O uso do método Photovoice como instrumento para a literacia visual com jovens em contextos de exclusão e vulnerabilidade

Daniel Meirinho

20. “Soy Niño, Sou Criança”: Una experiencia para vivir la palabra, el ambiente y la ciudadanía infantil sin fronteras

Grecia Rodríguez & Leonardo de Albuquerque

21. Experiencias radiofónicas en las cárceles de España: Una herramienta liberadora

Paloma Contreras-Pulido & Ignacio Aguaded

22. “Maasai Voices on Climate Change (and Other Changes, Too)”: Participatory video and communication about environmental changes in the East African rangelands

Joana Roque de Pinho & Kathleen A. Galvin




PARTE IV – REFLEXÕES

23. Metodologias participativas: Contribuições da The International Clearinghouse on Children: Youth and Media

Ilana Eleá & Magda Pischetola

24. Participação e interatividade nas rádios universitárias espanholas

Daniel Martín-Pena & Ignacio Aguaded

25. O papel da rádio na educação para os media: A rádio como elemento de dinamização urbana e cultural

Paula Cordeiro

26. A literacia dos media e os públicos vulneráveis: Públicos infantil, sénior e pessoas com deficiência

Sérgio Gomes da Silva

27. As competências necessárias na cultura dos novos media

Henry Jenkins
PT